Início » Veículos Aquáticos » Você sabe o que é um Hovercraft? Conheça o veículo

Você sabe o que é um Hovercraft? Conheça o veículo

Talvez você já tenha visto um Hovercraft em algum filme ou jogo de ação, flutuando sobre a água e andando em alta velocidade pelas ruas de uma cidade, mas nunca soube se realmente existe um veículo do tipo.

Na verdade, o Hovercraft realmente existe e é um veículo anfíbio, capaz de viajar sobre água e sobre a terra, em diversos tipos de ambientes irregulares, com eficiência e relativamente pouco custo energético para realizar a tarefa.

Esta habilidade torna o Hovercraft uma tecnologia muito interessante para utilização em locais de difícil acesso.

Saiba mais sobre este veículo e entenda como funciona o Hovercraft, que combina um pouco de barco, carro e avião em um único dispositivo:

História do Hovercraft

Foto: Chris_Parfitt/Flickr/CCBY
Foto: Chris_Parfitt/Flickr/CCBY

Embora a ideia de um veículo híbrido baseado em auto-suspensão existia no imaginário militar desde os primeiros anos do século XX, mas foi apenas em sua metade que o engenheiro britânico Christopher Cockerell que conseguiu desenvolver um veículo que realmente funcionava. Foi o britânico, inclusive, quem deu o nome de tom futurista e poderoso: Hovercraft.

Seu primeiro protótipo baseou-se em uma lata de comida para gatos, uma lata de café e um secador de cabelos, concentrando um alto fluxo de ar para manter pressão sob o dispositivo. A primeira intenção de Cockerell era que as forças armadas adquirissem seu projeto, mas nenhuma de suas divisões interessou-se pelo veículo.

Apenas em 1959 o engenheiro conseguiu criar um protótipo em escala real e aplicabilidade confiável, o SR.N1, que cruzou o Canal Inglês na metade daquele ano. Desde sua primeira aparição, o projeto recebeu a atenção de muitas pessoas na Inglaterra e tornou-se um veículo muito curioso e adorado, mas não teve uma aplicação popularmente difundida em grandes escalas.

Como funciona?

O Hovercraft literalmente flutua sobre uma almofada de ar pressurizado. Embora o conceito possa parecer uma grande mágica, é simplesmente a aplicação de alguns princípios da física em um conjunto muito bem executado de fatores.

Estes veículos possuem motores que fazem os “ventiladores” ligados a eles funcionar. Estes ventiladores sopram o ar sob o hovercraft com forte pressão para fazer com que ele saia do contato com o chão. Dependendo do tamanho o veículo e da potência dos motores, eles podem levantar do chão por cerca de 15 centímetros no ar.

Para ajudar seus motores a funcionarem de maneira eficiente, o Hovercraft possui uma espécie de saia de lona ao redor de sua base. Esta “saia” ajuda a manter o ar e a pressão sob o veículo, evitando que o ar espalhe-se muito rapidamente para o ambiente.

Para movimentar-se, há um outro motor, que produz uma corrente de ar que funciona como um propulsor que empurra toda a massa do veículo para frente. A maioria dos hovercrafts funciona com este sistema binário de motores: uma para fazer a propulsão horizontal e o outro para criar a almofada de ar pressurizado abaixo do veículo.

Utilização prática do Hovercraft

Atualmente, embora não seja um tipo de veículo extremamente popular ao redor do mundo, o hovercraft possui uma série de utilidades para as quais são aplicados. Em função de sua natureza anfíbia, eles são utilizados por organizações militares para transportar pessoal e equipamento sobre terrenos de difícil acesso.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste