Início » Mecânica » Dicas para trocar o filtro de ar: importância e cuidados

Dicas para trocar o filtro de ar: importância e cuidados

Algo simples como trocar o filtro de ar na regularidade correta garante uma durabilidade muito maior ao seu motor – poupando uma enorme quantidade de estresse e dinheiro para o condutor.

O filtro de ar é um instrumento absolutamente importante para a manutenção do correto funcionamento do motor de seu veículo, mas nem todas as pessoas dão a devida atenção ao item. Com um filtro problemático, é possível que seu motor fique sujo e, até mesmo, pare de funcionar.

Filtro de ar

Saiba o que é este item, qual é sua função e confira algumas dicas para trocar o filtro de ar:

O que é o filtro de ar? Para que serve?

Como é de se imaginar, o filtro de ar previne que impurezas no ar sejam levadas ao interior do motor. Essas impurezas variadas são retidas e acumulam-se no filtro. Por isso, quando a manutenção não é feita na regularidade adequada, os riscos de que sujeiras sejam levadas à câmara de combustão aumentam, aumentando a possibilidade de danos profundos no motor.

Em outras palavras, o filtro de ar garante que o ar que chega à câmara de combustão seja limpo, dando maior segurança ao funcionamento do motor.

Quais os problemas gerados por um filtro de ar em mau estado?

Quando sujeiras começam a acumular dentro do seu motor em função da ineficiência do filtro, o veículo começa a perder desempenho e o consumo de combustível passa a aumentar. Com o tempo, o problema torna-se cada vez mais grave, podendo levar até mesmo à inoperância total do motor.

É justamente por isso que é tão importante tratar a questão com manutenção preventiva: a troca do filtro de ar costuma ser acessível, e o procedimento é razoavelmente simples para um mecânico experiente. Os custos para consertar o dano de um motor que operou durante muito tempo com sujeira, no entanto, são altíssimos.

Quando o filtro de ar precisa ser trocado?

Entre as dicas para trocar o filtro de ar do carro, muitas pessoas buscam um número mágico para saberem quando o filtro deve ser trocado. A má notícia é que os filtros não se desgastam da mesma maneira: as condições dos locais por onde você trafega, da poluição local e de uma série de outras características influencia profundamente na forma como o equipamento é desgastado.

Em regra, os intervalos para a revisão do carro são suficientes para garantir que os filtros sejam trocados a tempo – o que é mais um motivo para você manter as revisões em dia. Normalmente, as pessoas utilizam a regra de mil quilômetros: se o seu carro anda exclusivamente na cidade, a vida útil do filtro é de ATÉ 10 mil quilômetros rodados. Em ambientes rurais, a quantidade de partículas no ar reduz a durabilidade pela metade.

Além disso, não é recomendado que você fique mais de seis meses sem trocar o filtro de ar do seu carro, pois o desgaste também pode ocorrer com o tempo.

Dicas para trocar o filtro de ar

O filtro de ar pode ser facilmente acessado e analisado em sua garagem. Normalmente, coloca-se o filtro contra a luz para observar ser há danos visíveis no filtro. Lembre-se que um filtro de ar sujo (mas que não passou muito da quilometragem ou do tempo de troca) não significa um filtro que precisa ser trocado.

Ao instalar um novo filtro de ar, é importante que ele capte a maior área possível da passagem de ar, mas que não impeça que o fluxo de ar chegue ao motor. Essa é uma das mais importantes dicas para trocar o filtro de ar, garantindo a durabilidade de seu carro de forma mais plena. Se você estiver em dúvida, não hesite em levar o veículo a uma oficina!

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas