Início » Todos os posts » Carros » Toyota RAV4 2019: versões, consumo, preço e novidades

Toyota RAV4 2019: versões, consumo, preço e novidades

Grande aposta da montadora japonesa para o seu grande público consumidor, o Toyota RAV4 2019 chega oferecendo mais tecnologia, um novo visual e várias outras novidades. A nova geração do veículo pretende se diferenciar dos concorrentes no disputado mercado de SUVs. Não é uma tarefa fácil, fortes concorrentes é o que não faltam, porém, o novo carro da Toyota tem muitos argumentos para satisfazer quem busca desempenho, conforto e tecnologia.

Sucesso de vendas nos EUA e Japão, a Toyota RAV4 2019 é baseada na plataforma TNGA, a mesma do Prius e da nova versão do Corolla 2020. Isto permitiu que a SUV aumentasse um pouco de tamanho e ainda assim, ficasse com peso menor.

Toyota RAV4 2019: design

Apesar de ter passado por uma reformulação recente, a atualização da Toyota RAV4 2019 trouxe algumas alterações no visual externo que darão um novo respiro ao veículo. O design apresenta linhas baseadas no conceito FT-AC que molda o novo design global da marca.

Muitos vincos e curvas marcantes destacam-se no visual do carro. A proposta é aliar as ideias de força e de moderno no novo desenho do modelo. Além da beleza, o design foi elaborado pensando também na aerodinâmica do carro e na segurança dos pedestres, ao se rebaixar a posição da grade na parte da frente.

As rodas de liga leve vão de 17” a 19” (polegadas), com desenho original, agregam um visual esportivo ao SUV. O teto solar junta-se a esta proposta de criar um SUV bonito e autêntico.

Na parte dianteira do veículo destacam-se a grade e o para-choque, que ganharam detalhes cromados para oferecer um visual esportivo ao modelo. Aberturas maiores na parte de baixo da grade e os faróis em LED complementam a proposta de modernização do Toyota RAV4 2019.

A grande novidade das laterais está por conta das novas saias que o modelo recebeu. O desenho foi pensado para transmitir uma maior percepção de poder e força ao carro. O novo design do carro se completa com as mudanças na traseira que ganhou um novo conjunto de lanternas em LED, a tampa do porta-malas recebeu um novo aplique e foi mantida a linha que vai da lateral até as lanternas.

Toyota RAV4 2019

Toyota RAV4 2019: versões e preço

A Toyota RAV4 2019 agora conta com uma versão de entrada, antes a única opção era a versão 4×2 TOP, chamada de RAV4 2.0 4×2 a versão mais barata conta com lanternas e faróis de neblina, controles de tração e estabilidade, indicador digital de marchas, sensor crepuscular, computador de bordo, conexão bluetooth e USB, lanternas de LED, sistema ABS e três airbags.

Já a versão TOP possui sete airbags, ar-condicionado automático, sistema multimídia com tela de 7” com acesso Wifi, GPS, controle de velocidade de cruzeiro, ajustes elétricos no banco do motorista, destravamento por proximidade, ignição com botão de um toque, teto solar elétrico, comandos no volante, faróis de LED, câmera de ré e sensores de estacionamento.

Os valores cobrados são os seguintes:

  • Toyota RAV4 2.0 4×2 2019 – R$ 129.990
  • Toyota RAV4 2.0 4×2 TOP 2019 – R$ 144.990

É possível encontrar a SUV nas cores Preto Eclipse, Branco Pérola, Cinza Granito, Prata Névoa e Bronze Metálico.

Toyota RAV4 2019: espaço interno

O aumento das medidas do Toyota RAV4 2019 proporcionaram mais espaço para o conforto e a comodidade dos ocupantes do veículo. Agora o carro mede 4.605 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, entre eixos mede 2.660 mm e a altura do solo é de 191 mm.

Além dos recursos multimídia, motorista e passageiros agora dispõem alguns recursos como uma tomada 12V e alguns porta-objetos. A renovação do material utilizado na confecção das portas e bancos juntamente com o acabamento feito de couro complementam a beleza e o conforto interno da SUV.

Toyota RAV4 2019: motor, desempenho e consumo

O Toyota RAV4 2019 vem equipado com motor 2.0 L e transmissão automática CV de 7 marchas. Este conjunto consegue entregar potência e um bom torque que uma SUV precisam. Ambas as versões do veículo contam com o motor 16v dual VVT-i de 4 cilindros, ele chega a render 145 cv em até 6.200 rpm e 19,1 kgfm de torque em 3.600 rpm. O desempenho entregue pelo motor não chega a decepcionar mas poderia ser mais potente em razão do peso do veículo (1.525 kg).

A Toyota oferece apenas a versão em gasolina, fato que é criticado por muitos em razão do alto custo do combustível atualmente. O câmbio (CVT), é o mesmo que está presente no Corolla, e em modo sequencial simula sete velocidades que proporcionam uma dirigibilidade mais precisa e suave.

O Toyota RAV4 2019 chega a acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos, a velocidade máxima alcançada é de 180 km/h. O consumo esperado de gasolina é de 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada.

Na avaliação geral pode-se afirmar que o carro apresenta um bom desempenho tanto na cidade quanto na estrada. Porém, pelo preço cobrado o desempenho entregue poderia ser um pouco maior.

Toyota RAV4 2019: segurança

A preocupação da montadora com o nível de segurança do Toyota RAV4 2019 fez com que o veículo fosse muito bem avaliado nos testes de segurança. O carro ganhou a nota máxima (5 estrelas) no teste Latin NCAP em relação à segurança dos passageiros que vão na parte dianteira e quatro estrelas para a segurança oferecida aos passageiros de trás.

Este resultado foi obtido, principalmente, pela adoção dos controles de tração e estabilidade e também pela existência do sistema de freios ABS com BAS e EBD (isto faz com que o carro receba assistência em situações emergenciais de frenagem). Os sete airbags, os cintos de três pontos, Isofix, os apoios de cabeça e a carroceria com deformação progressiva completam o conjunto de itens que reforçam a segurança.

Toyota RAV4 2019

Toyota RAV4 2019: tecnologia

Diversos recursos tecnológicos fazem do Toyota RAV4 2019 um veículo moderno, versátil e confortável. Internamente, motorista e passageiros irão se beneficiar do sistema multimídia com tela de 7” que oferece, além do áudio, GPS, DVD, conexões USB, câmera de ré e acesso à internet. Tudo facilmente acessível por meio de comandos no volante.

Outra comodidade é o sistema Smart Entry que facilita o acesso ao veículo destravando as portas por meio do sistema de aproximação. O ar-condicionado automático, juntamente com os sensores de estacionamento e o teto solar elétrico completam o conjunto de principais recursos.

Toyota RAV4 2019: ficha técnica

  • Motor 2.0 16V – dianteiro, transversal e gasolina
  • Cilindros – 4 em linha
  • Cilindrada em cm3 – 1.987
  • Válvulas – 16
  • Taxa de compressão – 10:1
  • Injeção eletrônica de combustível –  multiponto
  • Potência Máxima – 145 cv a 6.200 rpm
  • Torque Máximo – 19,1 kgfm a 3.600 rpm
  • Transmissão – CVT, simulando 7 marchas
  • Tração – dianteira
  • Freios – discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
  • Direção – elétrica
  • Suspensão dianteira independentes, McPherson
  • Suspensão traseira independentes, braços sobrepostos
  • Roda de 17″
  • Pneus – 225/65 R17
  • Comprimento total (mm) – 4.605
  • Largura (mm) – 1.845
  • Altura (mm) – 1.715
  • Distância entre os eixos (mm) – 2.660
  • Capacidade de carga (kg) – 525
  • Tanque (litros) – 60
Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas