Início » Carros » Toyota Etios 2018 não estreia nova geração

Toyota Etios 2018 não estreia nova geração

Após uma estreia verdadeiramente ruim no mercado nacional, o Etios 2018 parece representar um momento de estabilização de desempenho muito melhor nas vendas em relação ao mercado. Embora não seja o líder de sua categoria, as mudanças no sistema de transmissão parecem ter retomado bons números.

Com os bons resultados e a impressão de que o investimento finalmente passa a fazer sentido, tudo indica que a montadora japonesa manterá o modelo atual por mais algum tempo. Por isso, o mais seguro é não esperar novidades significativas para o Etios 2018.

A produção nacional, que também é responsável pelos modelos argentinos, deve reservar ainda mais esforços para o Etios atual. Portanto, as novidades são apenas adequações a demandas e pequenas melhorias.

Confira o que se espera do Etios 2018, e o que pode mudar no modelo:

Desempenho de vendas deve atrasar chegada da nova geração

Quando o Etios apresentava resultados perceptivelmente ruins, tudo indicava que uma nova geração melhorada deveria chegar em breve. Na prática, a informação nem chegou a ser rejeitada oficialmente, pois era considerada óbvia.

Os ajustes no modelo, que permitiram resultados de venda muito melhores, no entanto, atrasaram a troca da geração. Isso não é ruim: representa que o modelo finalmente está ajustado. Além disso, permite mais tempo para o desenvolvimento de um modelo mais interessante para a nova geração, que deve chegar na linha 2019 ou 2020.

Mantida motorização do modelo

As duas opções atuais de motorização são as opções mais seguras para se apostar no Toyota Etios 2018. A escolha não é sem motivos, os motores 1.3 e 1.5, tanto na versão hatch quanto sedã, apresentam um nível de consumo excelente. Isso garantiu ao modelo o selo de classificação “A” na medição de eficiência PBE do Inmetro.

O 1.3, com câmbio manual chegou a fazer 14,2 km/l na estrada, enquanto o motor 1.5 apresentou 13,2 km/l na estrada – ambos medidos com utilização de gasolina, embora todos os motores sejam flex.

Novos itens devem marcar modelo 2018

Internamente, a melhoria no acabamento e nos itens disponíveis no modelo são marcantes desde que o Etios chegou no Brasil, em 2012. Com a proposta de ser o primeiro compacto da Toyota no país, a falta de experiência parece ter pesado para o modelo. O resultado foi uma série de críticas significativas.

Em 2015, um facelift moderado trouxe algumas melhorias no acabamento, e em 2016 o novo câmbio automático parece ter finalmente estabilizado alguns resultados melhores para o modelo. Mesmo que não tenha sido uma recuperação nas cifras do Chevrolet Onix, as mudanças foram significativas.

O Etios 2018 deve ser marcado pela adoção de diversos itens de segurança. O modelo terá, por exemplo, controle de estabilidade ESP direto de fábrica em todas as versões – opção que não era oferecida nem mesmo como opcional. No quesito de tecnologia de segurança, isso o coloca à frente de diversos concorrentes. A mudança provavelmente foi herdada da exigência do equipamento nos modelos argentinos, mas representa um grande diferencial no mercado brasileiro.

Além disso, sensores de estacionamento, faróis melhorados e sistema de som melhorado devem ser implementados. São itens que faltavam no modelo, e o tornavam menos interessante frente à concorrência. Isso pode tornar seu custo-benefício em relação ao segmento em um novo patamar no quesito tecnológico.

Preços devem ser reajustados até 2018

Com a inflação do mercado brasileiro, que a Toyota absorveu com poucas mudanças para o Etios e as melhorias de equipamentos, o Etios 2018 deve ter o preço um pouco aumentado. Ele já não é o modelo mais barato da categoria, mas as novas adições podem fazer com que mesmo com valor mais alto, o veículo siga mantenha-se como uma ótima opção de compra, tanto no hatch quanto no sedã.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas