Início » Todos os posts » Dicas » Tirar riscos do carro com óleo de banana: mito ou verdade?

Tirar riscos do carro com óleo de banana: mito ou verdade?

Há algum tempo, diversos vídeos e manuais circulam na internet, ensinando soluções caseiras e baratas para solucionar problemas com a pintura do carro. Entre estes conteúdos populares, fala-se muito sobre tirar riscos do carro com óleo de banana.

A solução chama a atenção, pois utiliza um material barato e comum, principalmente em kits relacionados a esmaltes para unha. A promessa de tirar riscos do carro com óleo de banana com tanta facilidade de forma caseira logo viralizou os vídeos e textos que explicavam o procedimento.

A grande questão é: realmente é possível tirar riscos do carro com óleo de banana, ou este é apenas mais um mito? Veja a explicação:

O que é o óleo de banana?

oleo-de-banana
Foto: Blog Um Escândalo/Reprodução

O óleo de banana é um produto vendido comercialmente como Acetato de Amila, manipulado em laboratório, e comumente destinado à indústria cosmética. Geralmente, é utilizado para diluir os esmaltes de unha ou torná-los menos duros quando passam muito tempo guardados.

É um produto de base natural, bastante combustível e com um série de materiais solventes, o que explica sua ação tanto nos esmaltes quanto na utilização para remoção de riscos.

Realmente funciona?

A resposta correta para essa pergunta é: sim, dependendo do que você entender como riscos no carro. Os vídeos que prometem tirar riscos do carro com óleo de banana demonstram sempre riscos superficiais, geralmente originados da raspagem entre dois carros de cor diferente, quando a pintura de um deles deixa uma marca na pintura do outro.

Para estes casos superficiais, o óleo de banana realmente funciona, pois suas propriedades como solvente volatizam aquela tinta que está aplicada de forma “acidental”, menos fixa à lataria, sem chegar a prejudicar a tinta original do veículo, se aplicado corretamente.

Portanto, é correto dizer que tirar riscos do carro com óleo de banana é, sim, possível, desde que utilizado no tipo de risco correto. Riscos profundos, áreas descascadas e áreas de forte impacto, no entanto, não são beneficiados pelo óleo de banana.

Como é a aplicação?

homem-olhando-o-carro
Foto: Gadoo/Reprodução

Para aplicar o produto, o proprietário deve lavar a área da lataria danificada e secar normalmente. Depois, deve colocar um pouco do óleo de banana em algodão e aplicar sobre a área do risco em movimentos circulares leves.

Evite utilizar o algodão com o óleo sobre áreas de pintura que não estão riscadas ou manchadas, pois ele possui uma ação solvente em relação à tintas. Não é uma boa ideia utilizar o óleo várias vezes seguidas sobre uma mesma área, insistindo para que a mancha saia. Se o risco não sair com as aplicações, há chances de que não tenha se estabelecido de forma tão superficial e tirar ele com esta técnica caseira provavelmente implicará em danos à pintura.

Após retirar o risco aplicando o óleo de banana, enxague a área com água e, se possível, faça um enceramento cuidadoso no local, para adicionar uma camada de proteção à pintura exposta ao óleo de banana.

Há riscos em utilizar o óleo de banana na pintura do carro?

Sim. O que ele faz com o risco, que é uma tinta, é torná-lo mais volátil com uma ação solvente. Ele também pode fazer isso com a tinta do carro, se for utilizado de forma excessiva, e isso gera grandes danos.

Por isso, é importante aplicar de forma muito cuidadosa, com pouca quantidade de material, para garantir que apenas a tinta do risco será retirada da pintura do veículo.

2 Comentários

Clique aqui e deixe seu comentário

  • Esse comentário é esclarecedor. O óleo funciona mesmo em arranhões bem superficiais mesmo. Não funciona para arranhões profundos. Arranhões profundos somente retocando a pintura.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos