Início » Todos os posts » Motos » Tipos de moto: Entenda cada um

Tipos de moto: Entenda cada um

Existem tipos de moto específicos para cada gosto: apaixonados por velocidades, esportes radicais ou longas viagens confortáveis sempre terão opções para seus gostos.

Com tamanha variedade, é comum que haja um pouco de confusão – e até desconhecimento – sobre quais são os principais tipos de moto e qual seu melhor uso.

Confira o guia e entenda qual é o modelo mais apropriado para o seu gosto.

tipos-de-motos

Vespas e Scooters

Scooters e Vespas são veículos que, assim como outras motos, possuem duas rodas e são motorizados.

Suas principais características são o câmbio manual e o posicionamento das pernas do piloto, que – ao contrário de motos convencionais, que ficam nas laterais do veículo – ficam apoiados no assoalho do veículo, na frente do condutor.

Motos Cub

Entre os tipos de moto pensadas em utilização urbana, as Cub são uma espécie de híbrido entre scooters e motos convencionais. O piloto fica montado, ao invés de sentado (como ocorre em scooters), mas o câmbio não utiliza embreagem, apenas é trocado.

Isso faz com que a categoria não se encaixe nem como uma scooter, nem como uma street, mas reúne algumas boas características dos dois mundos.

Motos Street

As motos street são, de certa forma, o modelo de entrada entre os tipos de moto com mecânica clássica de marcha e embreagem. São extremamente populares, representando a grande maioria das fotos que circulam pelas ruas.

Foram projetadas para este tipo de utilização urbana, mesclando resistência, agilidade, durabilidade e leveza. Geralmente não apresentam grandes potências, embora o desempenho não seja necessariamente ruim, possuindo – no máximo – 250cc.

Motos Trail

As motos Trail são mais ou menos parecidas com as motos street, mas com algumas diferenças explicadas no próprio nome. São projetadas pensando em terrenos menos regulares do que aqueles que engenheiros têm em mente ao pensar em uma moto street.

Como resultado, apresentam potência geralmente maior, distância da moto em relação ao chão significativamente mais alta e construção mais robusta, para aguentar constantes trepidações e possíveis avarias leves.

Motos Custom

Estilo, conforto e torque alto resumem as motos Custom. Os pilotos destas motos com estilo geralmente retrô, sentam-se eretos com braços e pernas esticados para frente.

Imortalizadas por marcas como Harley-Davidson, representam boa parte da filosofia de motoqueiros que enxergam nos veículos um ícone da liberdade. São especialmente boas para estradas e viagens longas, em função do conforto e de todo conceito histórico que envolve este tipo de moto.

Motos Chopper

Se todo o conceito que se pensa ao imaginar uma moto Custom for elevado ao quadrado, provavelmente o resultado será uma moto Chopper. É uma moto agressiva, com eixos muito distantes e um ângulo mais avançado.

O principal conceito ligado à Chopper é a altíssima customização e representação da personalidade do seu dono.

Motos Esportivas

De forma muito diferente das motos anteriores, as motos esportivas são voltadas para a performance e aerodinâmica. Para isso, o piloto costuma ficar quase deitado para a frente sobre a moto, o que é, além de uma marca registrada do conceito, uma forma de reduzir o atrito com o ar.

Entre os tipos de moto existentes, é o que apresenta maior potência e cuidado com o desempenho, portanto não é altamente recomendada para pilotos iniciantes, em função do risco um pouco mais elevado.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos