Início » Todos os posts » Carros » Tipos de carro: principais categorias

Tipos de carro: principais categorias

Há inúmeros critérios para definir quais são os tipos de carro que circulam pelo mercado. Tamanho, peso, potência, economia e tipo de pista estão entre os principais deles. No Brasil, há uma boa quantidade de marcas, que tentam estar presentes em uma grande quantidade de segmentos.

Isso significa que há diversos modelos nos diversos tipos de carro. Na prática, há tantos nomes que, muitas vezes, o comprador pode sentir-se confuso. Por isso, montamos um guia básico a respeito dos tipos de carro mais conhecidos no mercado. Confira:

Subcompactos

chevrolet_spark_rs_concept-1

Os subcompactos são os menores carros disponíveis no mercado nacional. São, na prática, hatches de dimensões reduzidas. Geralmente, buscam otimizar o espaço e são bastante econômicos. Em geral, costumam estar entre os mais baratos das linhas das montadoras.

Hatches

Entre os tipos de carro, os hatches podem ser divididos em subcategorias. Um hatch, em resumo, é um veículo de dois volumes: o primeiro em torno do motor, e o segundo em torno da cabine, onde ficam motorista, passageiro e porta-malas. O que define um hatch é que não há um terceiro volume em torno do espaço do porta-malas.

Entre os hatches, existem os hatchbacks – aqueles nos quais não há nenhuma curvatura especial para além do vidro traseiro, aumentando o porta-malas – e os fastbacks. Os fastbacks também são hatches, mas há uma pequena adição de volume no porta-malas, sem configurar um terceiro volume, propriamente dito. Como exemplo de fastback, pode-se pensar no já fora de linha Fiat Stilo.

Sedãs

Sedãs são um pouco maiores no tamanho. O que os define como uma categoria, são os três volumes e o perfil baixo. Assim como nos hatches, estes tipos de carro possuem diversas subcategorias. No Brasil, por exemplo, há desde os sedãs compactos, até grandes sedãs de luxo.

Há quem defina, ainda, as peruas atuais como uma subcategoria dos sedã. Tratam-se das station wagons, que são versões onde não há divisão aparente entre os dois volumes traseiro do veículo. Desta forma, o sedã recebe uma “extensão” entre o teto e o porta-malas.

Picapes

size_960_16_9_f-150-4

O que define uma picape entre os tipos de carro é bastante óbvio: sua caçamba. Qualquer carro que possua uma caçamba aberta pode ser considerado uma picape. Veículos em que a caçamba é tapada com protetores externos (como uma picape tradicional com a caçamba coberta) também são, obviamente, parte da categoria.

Esportivos

Carros esportivos são aqueles que focam em sua performance e velocidade. A categoria de “esportivo” geralmente vem em adição a alguma outra característica. Em outras palavras, um carro esportivo pode ser um sedã, um hatchback, um supercarro, ou qualquer outra categoria.

Conversíveis

maserati-grancabrio_2011_04_p

Conversíveis são um ícone do mundo automobilístico. São veículos que podem “converter-se” em modelos sem capô, substituindo o teto pelo ar livre. Assim como os esportivos, de todas as categorias podem ser conversíveis, se forem fabricados com esta intenção.

SUVs e Crossovers

Os SUVs representam, no Brasil, uma das categorias mais aquecidas de todo o mercado. São os modelos antigamente chamados de utilitários esportivos, e possuem uma grande variedade de subcategorias. Eles podem ir desde urbanos mais volumosos, até utilitários feitos para a vida off-road.

A subdivisão entre os tipos de carro que enquadram-se como crossover é um pouco menos clara. Na prática, são aqueles SUV que não configuram-se propriamente como utilitários. Tendem a adotar diversas características híbridas, mas possuem o perfil um pouco mais baixo, e costumam ser pensados para o uso urbano.

Cupês

mini-coupe_concept_2009_home

Cupês são clássicos do automobilismo de dois volumes e significativo foco na performance. O que os diferencia dos hatches são as linhas mais despojadas. Um cupê geralmente pensa em menos espaço para os passageiros traseiros, pois seu teto costuma ser mais baixo, formando um declínio que pode começar desde o parabrisa dianteiro. Muitas vezes, os cupês são, também, esportivos.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas