Início » Outros veículos » Tesla Model Bruto é mostrado em teaser

Tesla Model Bruto é mostrado em teaser

Já não é nenhuma surpresa quando a Tesla decide surpreender o mercado e, com o perdão do trocadilho, o Tesla Model Bruto é o mais recente exemplo de ousadia da marca. Já conhecida por seus veículos elétricos prontos para o mercado, a Tesla Motors parece estar interessada em entrar em um segmento, literalmente, de peso.

A notícia da vez é o anúncio do provável lançamento do primeiro caminhão elétrico da marca, com possível nome de Tesla Model Bruto. O modelo ainda não é totalmente confirmado, mas o teaser divulgado pelo próprio CEO Elon Musk foi suficiente para chamar a atenção de todos.

O Tesla Model Bruto faz parte do chamado Master Plan, em sua segunda fase do planejamento. O teaser foi feito através de uma imagem divulgada em uma conferência TED, em Vancouver, no Canadá. Além do Model Bruto, a segunda parte do plano da Tesla inclui uma picape, dando continuidade aos modelos mais pesados no catálogo, que também apresenta um SUV.

Sempre é importante considerar que algumas das revelações de Elon Musk parecem ser excessivamente inspiradas em seu desejos, e nem sempre acabam concretizando-se. O fato é, no entanto, que o modelo de negócio de veículos elétricos de carga faz muito sentido: nenhum outro tipo de veículo motorizado roda tanto quanto os destinados para a carga, para compensar o inevitável custo produtivo dos elétricos. Dessa forma, a alta rodagem faz sentido econômico, e empolga o  mercado.

Saiba o que se especula do ainda incerto e misterioso Tesla Model Bruto, o possível caminhão elétrico:

Dicas de design chamam a atenção

Sem dúvidas, o design é um dos principais pontos especulados a respeito do suposto caminhão. O motivo é óbvio: o teaser consiste basicamente em uma imagem e uma fala relativamente curta do CEO de montadora que está entre as mais inovadoras do mundo.

Tesla Model Bruto

Chama a atenção uma revelação da silhueta do modelo. A linha de faróis mais baixa e robusta em relação à parte mais alta da cabine gera beleza e contraste com o detalhe da ausência de espelhos retrovisores do modelo. No teaser, simplesmente não há retrovisores visíveis.

Isso possivelmente levanta a discussão há muito existente entre designers: é possível substituir os retrovisores por um item mais aerodinâmico e com menor interferência visual? A pergunta, por óbvio, serve para todo o mercado, muito além do desenho exclusivo aos caminhões. Ainda é difícil determinar se essa é a dica oferecida pela Tesla, mas a marca certamente está entre as mais cotadas para dar esse possível passa na mudança de designs.

Gigantes elétricos parecem ser tendência de mercado

A Tesla não é a primeira montadora a anunciar um caminhão elétrico na sua lista de intenções. É, no entanto, a primeira com sabida capacidade de realizar o projeto, dado que a maior parte dos destaques anteriores foram lançados sobretudo por startups.

Pouco foi dito a respeito da performance do veículo, mas Musk deixou clara a sua intenção de que o caminhão tenha uma sensação mais próxima à esportiva, além da óbvia necessidade econômica de que o modelo seja financeiramente mais viável do que aqueles a combustão.

Lançamento ainda é dúvida

A lançamento do Tesla Model Bruto não é exatamente confirmado. Empolga, no entanto, o fato de Musk ter dito que já andou em um protótipo do caminhão elétrico. É difícil afirmar se a informação é verdadeira, ou se é apenas uma estratégia para chamar a atenção do mercado.

De qualquer forma,  a Tesla dá a entender que setembro de 2017 terá o anúncio mais oficial e definitivo a respeito do Model Bruto, quando sua produção ou não – bem como suas principais características – saem do teaser para a consolidação na linha da montadora.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas