Início » Leis de trânsito » Tabela de Licenciamento 2017: Regras e procedimentos

Tabela de Licenciamento 2017: Regras e procedimentos

A tabela de licenciamento 2017 certamente não é a divulgação de obrigações mais esperada por proprietários de carro. No momento em que ela é divulgada, todo dono de veículo já possui data marcada para pagar os encargos públicos para a regularização de sua propriedade e emissão da documentação atualizada.

Pagar a documentação de acordo com a tabela de licenciamento 2017 é obrigatório para a circulação legal do veículo. Por isso, entenda como funciona o procedimento, onde conferir os dados e como garantir que sua documentação esteja devidamente em dia:

O que é a tabela de licenciamento 2017?

A tabela de licenciamento 2017 é a documentação divulgada pelo Detran de diferentes estados para organizar a ordem de pagamento dos tributos de um veículo. A tabela define o momento do ano em que cada proprietário deve bancar os deveres legais, de acordo com o final da placa do veículo.

Dada a enorme quantidade de veículos que precisam arcar anualmente com seus tributos, foi necessário desenvolver uma tabela que ordena os pagamentos, de forma a controlar mais facilmente e distribuir o trabalho prestado pelos departamentos de trânsito.

Por isso, além de pagar devidamente os impostas e as taxas de emissão, é necessário saber o período certo. Isso evita multas ou riscos de incômodos durante o ano, com possibilidade de juros e problemas legais.

As regras são iguais em todos os estados?

Não necessariamente. A parte básica funciona igual para todos os Detrans – pagamento anual, com obrigatoriedade de quitação de encargos e eventuais multas. A tabela de licenciamento 2017 e de todos os outros anos, no entanto, varia de estado para estado.

Cada Detran desenvolve sua própria tabela, com sua própria ordem de pagamento, de acordo com a conveniência e capacidade organizacional de cada um.

Como acessar a tabela de licenciamento 2017 em meu estado?

Considerando que a tabela de licenciamento 2017 varia de acordo com cada estado, é necessário seguir as regras definidas onde você mora. A forma mais prática de se fazer o procedimento é buscar diretamente pelo site do Detran onde seu carro é registrado.

Nele, estará disponível o espaço para consulta de licenciamento e, em especial, a tabela de licenciamento 2017. Ao buscar pela placa do veículo, é possível que o período de pagamento já seja devidamente discriminado para o seu caso específico. Outra forma de se obter a informação é solicitar diretamente no balcão de atendimento do Detran local.

Como fazer para pagar o licenciamento?

Existem basicamente duas forma de quitar o licenciamento: uma local, e outra pelos correios.

A versão local consiste em simplesmente ir até uma unidade do Detran em seu estado e solicitar a quitação. O atendimento será feito e, mediante pagamento, você receberá um prazo para buscar o novo documento emitido para o ano seguinte.

Já na versão via correios, realiza-se o pagamento do boleto (em bancos, lotéricas ou online). Com a quitação, o novo documento emitido será enviado por correio para a residência na qual o veículo está cadastrado. Por isso, é essencial estar com o cadastro devidamente atualizado para evitar surpresas desagradáveis, nesta modalidade.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas