Início » Todos os posts » Bicicletas » Suporte de bicicleta para carro: Qual escolher?

Suporte de bicicleta para carro: Qual escolher?

Para quem gosta de aventuras de bicicleta em locais diferentes, o transporte pode ser a maior dor de cabeça de praticar o esporte. Escolher certo o suporte de bicicleta para carro é uma tarefa difícil: precisa ter segurança, ser prática, estar dentro do orçamento e garantir que você não corra o risco de chegar no destino sem sua bicicleta.

Além de tudo isso, o suporte precisa estar dentro das leis de trânsito, pois um modelo menos cuidadoso ou mal instalado pode tapar a visão do motorista, ou gerar multas, caso seja pego pela polícia.

Confira os tipos de suporte de bicicleta para carro mais comuns do mercado, e quais são as principais características de cada um deles:

Suporte no Teto

Este é, provavelmente, o tipo mais popular de suporte de bicicleta para carro. Utilizando racks no teto do carro, instala-se o equipamento, que pode carregar uma série de bicicletas em segurança – em um carro popular, por exemplo, há espaço para cerca de 4 bicicletas.

Alguns modelos carregam a bicicleta completa, o que aumenta a praticidade. Outros, exigem que o motorista retire a roda dianteira antes do transporte, por questões de espaço e de segurança;

Suporte de bicicleta para carro

Se bem instalado, é um dos modelos mais seguros para o equipamento, pois protege de eventuais colisões no trânsito, e é um pouco mais fora de alcance para tentativas de furto. Além disso, a maioria dos modelos são simples e práticos para fixar o equipamento.

As desvantagens principais estão nos riscos de acidente para os motoristas mais descuidados. Entradas de garagens, construções e portões são um risco para aqueles com menos noção de espaço dentro do carro – o que pode ser fatal para a integridade da bicicleta.

Suporte na Traseira

Há dois tipos básicos de suporte de bicicleta para carro que são instalados na traseira. Para estes modelos, é essencial prestar atenção às regras de trânsito, evitando multas e riscos desnecessários.

Suporte traseiro bicicleta

Tipo Econômico

O suporte tipo econômico é fácil de ser encontrado, é acessível e é consideravelmente prático de instalar, não exigindo adaptações no carro, como no caso do suporte de teto. Por outro lado, os modelos costumam ser pouco confiáveis, e há chances de danos na pintura da bicicleta e do próprio carro.

Além disso, a maioria dos suportes econômicos apresentam um problema quanto à regularidade. É comum que cubram as placas dos carros, assim como as lanternas traseiras, em diversos casos.

Tipo Rack

O rack traseiro é uma boa opção para quem não deseja fazer a adaptação no teto do veículo, instalando racks e equipamentos que precisam ser permanentemente fixados no topo da lataria.

Eles ficam apoiados na bola de engate do carro (se o modelo tiver um), e são geralmente mais ajustáveis do que os racks econômicos. Isso evita que a instalação fique irregular na traseira do carro, e sua construção mais robusta passa mais segurança para o proprietário. Outra vantagem, é que o modelos não costuma riscar a pintura de nenhum dos meios de transporte.

O problema – que é compartilhado com os modelos econômicos – está na segurança. Qualquer impacto no trânsito na traseira do carro, provavelmente afetará significativamente a bicicleta. Além disso, é mais fácil roubar bicicletas de suportes traseiros, do que de suportes de teto.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos