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Strada e Toro: Como convivem as picapes da Fiat?

A Fiat vive um momento interessante no mercado de picapes de menor escala. Por um lado, a Strada é a picape mais vendida do país, entre todas as categorias. Pequena, menos atrasada do que as concorrentes, e a preço razoável, a Strada vive um ótimo momento.

Por isso, pode ter sido surpreendente para muitos quando a montadora italiana anunciou a chegada da Toro. Após todos os rumores e um lançamento bem aceito no mercado, a Fiat acumulou, além de o mais vendido, o veículo mais empolgante do país, no que diz respeito às novidades.

Mas em que medida Strada e Toro competem? Em que posição eles colocam a Fiat em relação aos concorrentes no mercado de picapes? Saiba tudo sobre Strada e Toro, e qual é sua posição no mercado:

Um novo segmento rouba espaço do antigo?

O lançamento da Fiat Toro, assim como o lançamento da Renault Oroch, gerou uma série de questionamentos a respeito de segmentos de competição no mercado nacional de picapes. Até então, as “picapinhas” raramente ultrapassavam 50% do valor de uma picape média.

Com a adição da nova categoria, no entanto, Strada e Toro escalonaram-se de forma mais próxima. Isso significa que a Fiat, que não compete na categoria média, oferece um veículo mais próximo da faixa. Os maiores questionamentos eram em torna da possibilidade de a Toro oferecer algum nível de sabotagem para as vendas da irmã menor.

Fiat Toro

Os preços, no entanto, não parecem oferecer o risco. Enquanto as versões iniciais da Toro estão na faixa intermediária dos setenta mil reais, as versões mais completas da Strada ultrapassam timidamente os cinquenta mil.

Tamanho é documento?

O grande trunfo da Toro parece esta na proposta – o que inclui comodidade e tamanho. No que diz respeito ao espaço interno e à caçamba, ela é mais generosa do que a Strada e suas concorrentes. Por outro lado, sua proposta é clara. Ela não se trata de uma versão maior de picape: é uma espécie de SUV com caçamba adicional.

Neste sentido, para quem busca uma picape de tamanho intermediário ou para quem busca um carro familiar com espaço para carga, a Toro oferece uma ótima opção. Isso não necessariamente ameaça a posição da Strada. Na prática, Strada e Toro souberam diferenciar-se como veículos singulares, com propostas distintas.

Quem combate a Oroch?

Outro fator curioso na relação Strada e Toro, é a existência da Renault Oroch. Quase que como uma espécie de precipitação, a francesa lançou um conceito muito semelhante à Toro. Um pouco menor e mais acessível, a Oroch baseia-se na Duster, oferecendo caçamba.

Fiat Strada

Com as versões básicas partindo dos R$ 60 mil, e as finais chegando aos R$ 70 mil, ela gera um questionamento e uma resposta. Em primeiro lugar, a resposta: é mais cara do que a Strada, em suas versões mais baratas. Por outro lado, é mais barata do que a Toro, em suas versões mais caras.

Em resumo, o que poderia ser uma arma para a Renault, acabou fortalecendo a Fiat. Não apenas há espaço para Strada e Toro em uma mesma linha: há um segmento quase inteiro entre eles, e o exemplo disso, é a Oroch.

Neste sentido, quem combate a picape intermediária da Renault, é a proposta. Como picape funcional, sua diferença de espaço é menor do que aquilo que a Toro propõe. Por isso, a economia da Strada pode valer a pena. Se a proposta for conforto, por outro lado, o bom recebimento da Toro deve ser suficiente para compensar a compra.

Na prática, a Oroch é quem parece incorporar os medos de uma linha de picapes atrofiada: sua proposta não é clara, e seu valor não é competitivo o bastante.

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