Início » Todos os posts » Carros » Stock Car: Conheça a competição

Stock Car: Conheça a competição

A Stock Car Brasil é uma das competições mais importantes e populares do automobilismo nacional, tendo cobertura significativa da imprensa – incluindo nos grandes veículos de comunicação, o que é um feito raro para o automobilismo brasileiro.

Criado em 1979, o campeonato utiliza carros de formação e potência muito próximos, aumentando a competitividade e exigindo mais do piloto para que se destaque ao longo da temporada. É um campeonato de regularidade, disputado por pontos, isso exige que o piloto pontue bem de forma constante.

stock-car-1

Na temporada de 2016, cinco estados brasileiros receberão provas da Stock Car, além do distrito federal. É um dos principais eventos para o qual os autódromos do país se preparam, especialmente em ambiente competitivo brasileiro.

História

A Stock Car Brasil teve sua primeira temporada disputada no ano de 1979, quando o evento substituiu a antiga Divisão 1 (D1), que não apresentava uma taxa de competitividade interessante para o público e para os patrocinadores.

stock-car-1979

O nome Stock Car tinha o objetivo claro e bem sucedido de remeter o público à NASCAR dos Estados Unidos, como um campeonato de carros padronizados e alto nível de competitividade. Em sua criação, o campeonato era patrocinado apenas pela Chevrolet. Hoje, há também o patrocínio da montadora francesa Peugeot, no que diz respeito ao fornecimento dos modelos.

A primeira prova realizada para a categoria ocorreu no famoso autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, e o primeiro vencedor de uma prova na história da Stock Car foi Affonso Giaffone. Já neste primeiro evento, o retorno do público foi bastante positivo, encarando a competição como a solução para um evento de carros Turismo com competitividade e desempenho.

Carros e Categorias

Há quatro categorias que compreendem a organização que culmina no campeonato mais conhecido da modalidade: a Mini Challenge, o Campeonato Brasileiro de Turismo, a Stock Car Light e a Stock Car V8 – esta última é a mais conhecida e popular.

A Stock Car Light era chamada de segunda divisão, pois servia como uma categoria de acesso para os novos pilotos chegaram à categoria V8, com seus motores de 480 cavalos de potência.

O Campeoneato Brasileiro de Turismo estreou em 2013, em substituição à antiga Copa Montana, e serve como a categoria de base do automobilismo de carros Turismo (como uma analogia em relação ao que o Kart representa para o automobilismo de carros específicos de corrida).

Regras

Na temporada de 2016, a Stock Car em sua categoria principal, a V8, possui 32 lugares no grid de largada e duas montadoras diferentes com fornecimento veicular: a Chevrolet e a Peugeot.

Os veículos são de motor V8, com 480 cavalos de potência, e o carro deve pesar, no mínimo, 1.325 quilogramas, com o piloto apropriadamente vestido dentro do carro e com os fluidos contidos no interior ao final da prova, que é quando a pesagem é realizada.

A Stock Car não é uma competição obrigatoriamente masculina, por regra, apesar da predominância de homens no grid de largada. Na temporada 2016, dos 32 pilotos inscritos, a única mulher no comando de um volante é Bia Figueiredo, da equipe União Química Racing.

stock-car-bia-figueiredo

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos