Início » Bicicletas » Stepper Bike: conheça a bicicleta de passo

Stepper Bike: conheça a bicicleta de passo

O nome stepper bike é dado a uma nova modalidade de bicicletas, que parece estar ganhando espaço no mundo fitness. Trata-se de uma espécie de bicicleta que, em vez de contar com o clássico banco e pedais laterais, conta com estribos sobre os quais os pés são posicionados.

Em vez do clássico movimento circular feito em torno da engrenagem, os usuários de stepper bike realizam passadas que correspondem a um subida de degraus, e é este movimento que alimenta as rodas para movimentar a bicicleta.

Na prática, a stepper bike é um instrumento de atividades aeróbicas e musculação, que oferece uma atividade física mais completa que uma bicicleta comum. No mundo fitness, já se considera o modelo como um “próximo passo” na união entre bicicletas e condicionamento físico.

Entenda como funciona stepper bike, sua proposta e quais os benefícios de utilizar a nova tecnologia como uma forma de treinamento:

Como funciona a stepper bike?

O funcionamento da chamada “bicicleta de passos” é bastante simples, aproveitando uma movimentação que todos já estão acostumados a realizar. O movimento é ergonômico e simula passadas ascendentes e descendentes, com a vantagem de não sobrecarregar as junções do corpo.

Isso significa que realiza-se um movimento que exige da musculatura, especialmente das pernas e nádegas, trabalhando também o abdômen, sem desgastar os joelhos e quadris, por exemplo. Além disso, utilizando-se do apoio frontal para os membros superiores, ainda é exigido esforço do músculo peitoral e dos braços.

De forma geral, portanto, a stepper bike funciona como um equipamento de exercício completo para o corpo, além – é claro – de ser um inusitado e divertido meio de transporte.

Versatilidade e vantagens

A grande vantagem da stepper bike é exigir ainda mais do condicionamento físico do corpo, enquanto serve como um meio de transporte ou, simplesmente, uma forma de se divertir durante um passeio. Trata-se de uma equipamento versátil para a prática de exercícios ao ar livre.

Stepper Bike

Outro ponto positivo é o fato de ser um dos instrumentos mais completos de prática de exercícios físicos ao ar livre. É como ter uma linha completa de equipamentos para o corpo em um único dispositivo.

O que esperar de resultados físicos com o uso da stepper bike?

Não é nenhum segredo que o principal propósito da stepper bike é seu funcionamento como um equipamento de treinamento do condicionamento físicos e da musculatura. Ela atua através da geração de tensão muscular, de forma semelhante ao que ocorre em exercícios pesados de levantamento de peso.

A diferença, no entanto, estão no fato de a tensão ser mais constante e mais recorrente. Isso faz com que, além do tônus muscular, seja obtido o desenvolvimento de capacidade cardiovascular.

Segundo os dados divulgados pela própria fabricante, pode-se esperar a queima média de 500 calorias em apenas meia hora de exercícios com o equipamento, o que demonstra sua enorme capacidade aeróbica.

É especialmente indicada para pessoas que já sofrem com algum tipo de desgaste físico, especialmente nos membros inferiores. O movimento feito neste equipamento não gera impactos para as articulações. Isso significa ganhos musculares e de condicionamento sem danos – algo raro de se obter.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas