Início » Todos os posts » Carros » Sprint Booster: Como funciona? Vale a pena?

Sprint Booster: Como funciona? Vale a pena?

O Sprint Booster é um equipamento para acabar com o sofrimento das ultrapassagens e esticadas. A sensação de que o carro não está respondendo ao seu comando no acelerador é uma das maiores frustrações dos motoristas.

Isso ocorre em função do sistema que os veículos atuais utilizam para transferir estes comando. Quando você pisa no acelerador, este movimento é interpretado por um dispositivo eletrônico, que então envia sua interpretação para o motor.

O problema é que, em alguns casos, esta interpretação pode levar algum tempo, fazendo com que a resposta seja demorada. Na prática, o resultado disso é uma aceleração menos eficiente. O objetivo do Sprint Booster é resolver este problema.

Sprint Booster
Sprint Booster

Como funciona o Sprint Booster?

O dispositivo nada mais é do que uma ferramenta eletrônica instalada diretamente ao final do seu pedal acelerador. Na prática, ele é uma ECU nova para o seu pedal, que será responsável por realizar as interpretações de forma eficiente.

 

O Sprint Booster faz a conversão do sinal eletrônico de forma constante (diferentemente do ECU original). Isso melhora a resposta do pedal, gerando aceleração mais eficaz através deste sistema simples de compreensão do comportamento do motorista.

Sprint Booster: Como funciona
Sprint Booster: Como funciona

O aparelho oferece três modos de funcionamento. Eles consistem no uso comum, esportivo e de corrida. O primeiro apenas melhora as respostas, enquanto os outros dois geram tipos de respostas diferentes (mais esportiva ou agressiva, por exemplo).

Sprint Booster vale a pena?

Na maioria dos casos, o dispositivo faz bastante diferença no funcionamento do carro. Há algumas situações, no entanto, em que os benefícios não são significativos. Se você dirige apenas na cidade, as situações em que esta resposta rápida serão necessárias, por exemplo, serão raras.

Se você gosta de pegar a estrada ou o faz recorrentemente, então o Sprint Booster é um dispositivo importante para você. Mais do que oferecer boas respostas, ele oferece maior segurança nas ultrapassagens. Com ele, você saberá a reação do seu carro, sem ter surpresas em horas delicadas com essas.

Preço do Sprint Booster

O valor do kit geralmente varia em torno dos R$ 1.200. Embora não seja necessariamente barato, é um investimento que paga-se com o tempo. Ele garante melhor performance e maior segurança para sua condução, o que certamente faz o investimento valer a pena.

É importante conferir se o sistema é compatível com seu veículo. Para isso, o próprio site do dispositivo oferece um bom atendimento ao cliente, com informações bastante ricas. Veículos diferentes exigem modelos diferentes do produto, por isso é importante dar atenção a estas informações.

Dúvidas frequentes

O dispositivo aumenta a potência do meu carro?

Não, o dispositivo melhora a resposta do carro à aceleração. Como consequência, ele torna-se mais eficiente. Isso não envolve nenhuma mudança na potência nominal.

O sistema desvaloriza o carro? É necessário modificar a documentação?

Não, o sistema baseia na instalação do dispositivo através de plugs que já fazem parte do seu carro. Não é necessário cortar ou desmontar nada, não oferecendo riscos ou prejuízos para o veículo. Se preferir vender o carro com o leitor original no pedal, basta desplugar o Sprint Booster e reinstalar o original.

O efeito em carros manuais e automáticos é igual?

Não, o dispositivo tende a ser mais eficiente em carros que utilizam transmissão automática. Em veículos manuais, a resposta também é bastante ligada à forma de condução, fazendo com que nem sempre a atuação o dispositivo seja percebida.

O Sprint Booster pode ser instalado em casa?

Sim, com conhecimentos básicos em mecânica, já é possível realiza a instalação, já que ela não exige procedimentos complicados. O próprio site do produto oferece um guia de montagem.

Se você sentir-se mais confortável com a contratação de algum profissional, não hesite em realizá-la. O procedimento geralmente leva menos de meia hora, portanto não costuma ser muito cara.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos