Início » Todos os posts » Carros » Scanner automotivo: Como funciona o equipamento?

Scanner automotivo: Como funciona o equipamento?

Você liga o carro e a alguma luz estranha acende em seu painel. Se você não tiver um scanner automotivo, essa luz pode significar uma quantidade incontável de problemas. Levando o veículo a um mecânico, a primeira coisa que ela provavelmente fará é ligar um conector à entrada OBD II do painel.

O conector, ligado a um scanner automotivo, resultará em um código. O código indica o tipo de problema que o veículo diagnosticou. Basta observar qual o significado deste código para descobrir o real problema em seu veículo.

Saiba mais sobre o que é o scanner automotivo, seu funcionamento e utilidade:

O que é um scanner automotivo?

Este dispositivo é um leitor de conexão OBD II que realiza a leitura dos problemas apontados por um veículo, diagnosticando o tipo de problema. Um scanner mais simples é conectado e resulta um código que indica qual o problema.

Já os equipamentos mais robustos indicam, além do diagnóstico, caminhos e possibilidades de controles. O que ocorre é que, em carros atuais, o controle eletrônico de seus equipamentos pode ser realizado através de conexões deste tipo. Os testes do sistema ABS, por exemplo, podem ser realizados diretamente através de um scanner automotivo.

Para que serve um aparelho deste tipo?

Um scanner automotivo serve para basicamente o mesmo fim que um leitor de códigos, mas em um nível de complexidade mais avançado. Além de informar a codificação do erro, ele faz um diagnóstico baseado em todos os dados emitidos pelo carro.

Além disso, ele reúne uma base de dados a respeito dos problemas anteriormente ocorridos, e – dependendo de quão avançado for o aparelho – realiza testes eletrônicos diretamente com a conexão no painel.

Isso significa que o scanner automotivo não realiza apenas a leitura de erros. Ele também realiza testes e diagnósticos próprios – o que faz dele uma ferramenta muito mais complexa.

Diferenças entre um leitor de código de erros e scanner automotivo

Além das diferenças em termos de funcionalidades, há também uma diferença considerável no preço. Um leitor de código de erros é muito barato, em comparação a um scanner automotivo que pode mais do que o triplo do preço, facilmente. Alguns dos scanners mais modernos, inclusive, tem a cobrança de mensalidades devido ao suporte mensal incluso no serviço, incluindo também o acesso a manuais de serviço de veículos, ajuda no diagnóstico de problemas, e mais.

Scanner automotivo em dispositivos portáteis

Fala-se que para todo tipo de sistema existente, há alguém pensando  em desenvolver uma versão para smartphone. No caso dos aparelhos automotivos, não poderia ser diferente.

Atualmente, existem diversos scanners que são absolutamente integrados com aparelhos celulares, tablets e computadores. A maioria deles consiste em um hardware para conectar-se ao painel, e envia as informações ao dispositivo eletrônico. No dispositivo, são realizados os cálculos e processamentos, aproveitando-se da interface mais prática de um smartphone, tablet ou computador.

A grande vantagem é que isso permite que você tenha seu próprio scanner automotivo (ou, se quiser economizar um pouco, leitor de código) de forma prática, ocupando pouco espaço. Na maioria dos casos, o conector que envia as informações pode ser adquirido por um valor bem mais acessível que o aparelho inteiro.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos