Após um longo silêncio da VW em relação à sua “picapinha”, a Saveiro 2018 finalmente é revelada para o mercado em sua linha completa. A picape compacta ganha nova versão, mais focada no trabalho duro, mas com capacidade de cinco passageiros, além de diversas adições em equipamentos e funcionalidade.
Com o predomínio da Fiat no segmento, a Saveiro 2018 chega com a tarefa que seus anos anteriores já tentaram atingir: buscar mais espaço dentro do segmento. O fortalecimento do segmento mais intermediário de picapes ainda não tem sua influência totalmente definida sobre as picapes compactas, uma vez é mais relacionado a SUVs e às picapes médias do que às versões compactas propriamente ditas.
Com reajuste nos preços, que partem acima dos R$ 46 mil e chegam até valores superiores aos R$ 77 mil, a Saveiro 2018 busca consolidar-se ainda mais como uma picape menos atrelada ao Gol, que vive momento de incertezas por aqui.
Saiba o que esperar da Saveiro 2018, e quais são as principais características a serem observadas na ampla gama de modelos:
Novidades especiais na versão Robust
A Saveiro 2018 ganha uma nova versão de trabalho: a Robust cabine dupla. Embora a versão já existisse, ela era oferecida apenas em cabine simples. Trata-se da versão focada no trabalho bruto: poucos mimos focados no entretenimento dão lugar a itens práticos, para quem precisa de uma picape que cumpra as funções de picape.
Protetores de caçamba, indicadores de troca de marca, racks e proteções diversos, além do já conhecido conjunto de rodas de aço mostram que o VW realmente pensou em um modelo “de firma”, feito para lidar com pancadas e carregamentos do dia a dia. “Luxos” como ar-condicionado e direção elétrica são apenas opcionais, e não fazem parte dos itens de série da versão, que conta com uma caçamba de 580 litros, mesmo com a Cabine Dupla.
Alguma novidade sob o capô
Embora as mudanças na motorização não sejam enormes, há novidades a serem consideradas. A Saveiro 2018 segue equipada, em todas as versões, com um bloco de 1.6 litros. A diferença é que serão duas opções distintas de 1.6.
A primeira, disponível na maior parte da linha, é um 1.6 flex, capaz de gerar 101 ou 104 cavalos de potência, sempre associado com câmbio manual de cinco marchas. A outra opção, adotada na Saveiro 2018 Cross, é o 1.6 MSI, capaz de entregar 110 ou 120 cavalos de potência. As duas opções contam com tração dianteira para todas as versões da picape.
O que esperar da Saveiro 2018?
A Saveiro 2018 deve ser analisada dentro de suas diferentes versões, considerando a gama ampla de preços e funcionalidades. Há, no total, sete opções do modelo, que modificam profundamente seu preço final.
Os modelos mais básicos, como de praxe na VW, são os Trendline. A novidade, neste caso, é a adição do ar-condicionado de série, que deixa de ser opcional. Além disso, o sistema de entretenimento passa a contar nativamente com entrada USB e suporte para celular, além de chave canivete. Além disso, passa a oferecer um pacote de itens mais completo, que adiciona um sistema touchscreen à central de entretenimento, sensor de estacionamento e novos acabamentos, incluindo capota marítima para o modelo.
Nas versões mais elevadas, como as Highline e Cross, todos estes itens são de série, incluindo GPS integrado e bancos revestidos em couro sintético. Os tapetes passam a ser de carpete, e o sistema multimídia torna-se de série.
Além das versões de cabine simples ou dupla destes três segmentos, há as duas versões Robust, já mencionadas no início do artigo. A Robust é a versão de entrada, partindo de pouco mais de R$ 46,5 mil, adicionando R$ 10 mil para a versão de cabine dupla. A Trendline varia entre pouco mais de R$ 57 e R$ 65 mil, enquanto a Highline fica com seu preço acima dos R$ 67 mil. Para que pretende comprar a Saveiro 2018 Cross, será necessário desembolsar em torno de R$ 75 mil.
Ficou linda e aparentemente muito espaçosa! Com certeza uma das maiores expectativas do mercado.