Início » Carros » Rodízio de Pneus: Vantagens e como fazer corretamente

Rodízio de Pneus: Vantagens e como fazer corretamente

Você certamente sabe que pneus devem ser trocados periodicamente, no movimento chamado de rodízio de pneus. Diferentemente do que alguns pensam, não trata-se de um capricho, mas de uma medida de segurança essencial.

A utilização do rodízio de pneus como uma estratégia preventiva é prevista no manual de todo carro. Isso garante o equilíbrio do desgaste das rodas, enquanto melhora a experiência de direção do veículo.

Por isso, é necessário dar atenção à troca de posição dos pneus: sem ela, seus custos aumentam, e seus riscos também. Saiba tudo sobre o rodízio de pneus, suas vantagens, escolhas e necessidades:

Rodízio de pneus

Vantagens de realizar o rodízio de pneus

Existem várias vantagens na realização adequado do rodízio de pneus. Entre elas, destacam-se aquelas relacionadas à segurança do veículo, e ao menor custo de manutenção. É o caso dos seguintes benefícios:

  • Desgaste menor dos pneus: se o rodízio de pneus for feito adequadamente, todos os pneus passam pelas mesmas circunstâncias de desgaste ao longo de sua utilização. Isso garante que seus sulcos e texturas passem por situações de estresse equilibradas. O resultado final é um desgaste reduzido, a longo prazo. Isso gera uma economia significativa para a manutenção do veículo.
  • Desgaste equilibrado: outra vantagem relacionada ao desgaste, é o equilíbrio. Se todos os pneus passam por situações semelhantes, o efeito final é que nenhum pneus estará mais gasto do que outro. Isso reflete em grandes melhorias na segurança, e menores riscos de um pneu furado em função do desgaste excessivo.
  • Melhor desempenho em aquaplanagens: em função do desgaste mais equilibrado dos pneus, sabe-se que carros que realizam rodízio periodicamente passam de forma mais segura por situações de aquaplanagem. Isso ocorre em função da menor diferença de tração entre os pneus.
  • Melhor dirigibilidade: com a tração equilibrada (em função do mesmo nível de desgaste em todos os pneus), seu carro irá responder de maneira mais precisa aos seus comandos, na direção. É uma questão essencial para a segurança no veículo. Pneus com níveis de desgaste muito diferentes, entre si, oferecem um desequilíbrio perigoso para a condução.

Aproveitando o momento

Uma boa prática em relação ao rodízio de pneus é utilizar o momento para realizar toda a manutenção em relação às peças. Embora você possa realizar o rodízio em casa, com um macaco hidráulico e algum tempo disponível, você ganhará alguns benefícios com um cuidado extra.

Rodízio de pneus dicas

O ideal é realizar o rodízio de pneus junto a um processo de balanceamento e geometria do veículo. Isso garante que não apenas a rotação das posições esteja em dia, mas que todos os cuidados relativos às rodas estejam adequados.

O procedimento é necessário, pois um veículo exige uma série de cuidados, e realizar apenas alguns deles não é suficiente. Quando fala-se em manutenção de veículos, o mais seguro e – a longo prazo – mais barato é sempre investir em prevenção.

O estepe deve participar do rodízio?

Na prática, a resposta para essa pergunta é: depende. Atualmente, muitos carros são fabricados com um estepe provisório. Trata-se de um pneu mais fino e menos resistente, que deve ser utilizado apenas para levar o veículo à oficina, caso haja algum inconveniente.

Neste caso, o estepe obviamente não deve participar do rodízio, já que não faz parte do conjunto de pneus comuns.

Já nos carros que apresentam estepes com pneus idênticos aos do veículo, a decisão é diferente. Em geral, recomenda-se sua inclusão no rodízio de pneus. Sua participação, neste caso, deve seguir as instruções do manual.

Caso não haja nenhuma, recomenda-se que, a cada rodízio de pneus, o estepe seja colocado na roda direita traseira. O pneu retirado deve ser aquele que iria para a posição onde o estepe entraria. No próximo rodízio, ele deve ser colocado naquela mesma posição, para dar andamento ao ciclo.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...
teste