Início » Carros » Rodas negativas: vantagens e desvantagens

Rodas negativas: vantagens e desvantagens

Rodas negativas são configurações das rodas de um veículo que vão muito além de simples questões estéticas. Também chamadas de ET negativo ou Off-Set negativo, este tipo de roda apresenta o seu cubo mais próximo ao centro do veículo, fazendo com que exista mais “largura” de roda em direção à parte externa do carro.

Isso gera melhorias na aparência, mas também afeta a dirigibilidade do carro, bem como a durabilidade dos pneus. Por isso, é importante saber que existem vantagens e desvantagens na adoção deste tipo de configuração, e saber como cada um deles se manifesta é essencial para uma escolha consciente e inteligente:

Quais as vantagens das rodas negativas?

Toyota C-HR Rodas negativas
Entre as principais vantagens do uso de rodas negativas, destacam-se:

Melhor aceleração lateral

Toyota C-HR Rodas negativas

Os ganhos em relação à estabilidade no veículo estão entre as principais vantagens das rodas negativas, permitindo curvas mais agressivas. É por isso que picapes e carros de corrida costumam utilizar essa configuração, garantindo melhor desempenho nos movimentos em que a inércia tende a fazer força para as laterais do veículo.

Ganhos estéticos

Não há como negar que um off-set negativo apresenta todo um charme para os veículos. Não à toa, vários “preparados” são modificados dessa maneira. Se você gosta de um perfil mais agressivo em um carro, as rodas negativas possivelmente são uma modificação desejável para gerar essa aparência mais poderosa no carro.

Mudanças na dirigibilidade

Toyota C-HR Rodas negativas

Especialmente em carros de corrida e picapes maiores, ter o off-set negativo representa uma dirigibilidade mais estável, sobretudo em curvas. Ao contrário do que o nome indica, rodas negativas são mais destacadas para “fora” do veículo, garantindo uma melhor experiência no que diz respeito à estabilidade.

Quando o veículo é devidamente preparado para essa, o resultado é uma significativa melhoria no desempenho.

Quais as desvantagens das rodas negativas?

Entre as principais desvantagens das rodas negativas em veículos que não são nativamente desenvolvidos com essas características, destacam-se:

Desgaste prematuro dos pneus

Carros desenvolvidos para o uso de off-set positivo ou neutro tendem a desgastar os pneus de forma ótima nessa configuração. Quando há algum tipo de modificação, o desgaste é maior em suas partes internas – o que significa que é necessário regular adequadamente as modificações para evitar que elas causem problemas em seu veículo.

Interferências na estabilidade do veículo

Cada veículo é projeto a partir de um certo conjunto de características. Quando fazemos uma mudança neste veículo, podemos afetar seu funcionamento e durabilidade. No caso da adoção de um ET negativo nas rodas, é possível que relação da estabilidade do veículo seja modificada, afetando a sua dirigibilidade.

Necessidade de adaptação

Se o seu carro não foi desenvolvido para utilizar rodas negativas, é importante saber que não basta simplesmente trocar as rodas do veículo e assumir que tudo estará correto. Normalmente, os carros são desenvolvidos para um certo tipo de uso, e é importante ter cuidado e preparo na hora de fazer adaptações.

Por isso, para adotar um off-set negativo para um veículo desenvolvido para o contrário, você terá que investir alguma quantidade de dinheiro, tempo e pesquisa;

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas