Início » Todos os posts » Carros » Repasse de carros: Como funciona?

Repasse de carros: Como funciona?

O repasse de carros é uma prática bastante comum no mercado de carros usados e seminovos. Consiste, basicamente, na venda de veículos a um preço significativamente abaixo daquele normalmente praticado no mercado.

A diferença de valor está no fato de, no repasse de carros – como o próprio nome indica – não haver um tratamento específico ou um plano de reparos e avaliação para o veículo. O carro em questão é simplesmente comprado e revendido na condição como se encontra.

É especialmente comum haver repasses de carro em leilões, ou de veículos adquiridos em leilões – onde, por algum motivo judicial, o carro é simplesmente vendido no estado como foi retido.

Confira as principais características do repasse de carros:

Diferença entre repasse e revenda

Muitas pessoas confundem revenda de carro com repasse de carros. Embora um conceito não exclua o outro, eles não são exatamente a mesma coisa, especialmente dentro do mercado de carros usados e seminovos.

De forma geral, uma revenda compra um veículo e dá a ele um tratamento para que esteja comercialmente atrativo para os compradores em geral: revisão mecânica, conserto de problemas técnicos, ou desgastes superficiais. A revenda geralmente atesta um carro em boas condições, e em condições totalmente regulares de compra e venda.

O repasse de carros, por outro lado, funciona como o próprio nome indica, simplesmente repassando o produto recebido. Isso quer dizer que o veículo pode ser repassado com problemas de financiamento, problemas mecânicos, ou até mesmo sem partes essenciais para seu funcionamento.

Obviamente, os carros também podem ser repassados em perfeitas condições: a questão depende apenas de como o local de repasse funciona, e qual é a origem do veículo.

Vantagens do repasse de carros

A vantagem principal no que diz respeito ao repasse de carros é o preço do veículo. Por possuir menos serviços agregados após a compra – como revisão, consertos e etc. – seu valor é mais baixo.

Além disso, dependendo do problema que o carro possui, o valor pode estar tão abaixo do custo do mercado, que ele pode ser consertado por um bom valor, e ainda assim ser um negócio vantajoso.

Para quem entende de carros e mecânica, e tem a disponibilidade de conferir o estado do veículo, o repasse pode ser uma boa opção de negócio – inclusive para aqueles que tem capacidade técnica de corrigir todos os problemas e revender o carro por um valor mais aproximado do custo de mercado.

Desvantagens do repasse de carros

O repasse de carros possui uma desvantagem clara, que é sempre assumida pelo comprador ao assinar o contrato de compra: todos os danos do automóvel são assumidos na hora da compra, sem o direito de processar ou pedir restituição pelo dano.

Isso quer dizer que a responsabilidade de observar quais os problemas do veículo é do comprador, e os riscos corridos por uma avaliação pouco precisa são assumidas plenamente por ele.

Por isso, é pouco recomendável que pessoas pouco experientes na área entrem em um negócio de repasse de carros sem estarem assessoradas por alguém de confiança, com capacidade técnica de avaliar a questão de forma eficiente.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos