Início » Todos os posts » Carros » Renault Arkana 2020: SUV-cupê chega em breve ao Brasil

Renault Arkana 2020: SUV-cupê chega em breve ao Brasil

O Renault Arkana 2020 foi apresentado no Salão do Automóvel de Moscou e chamou atenção de quem estava presente para conferir a novidade da montadora francesa, que já tem lançamento previsto para 2019 na Rússia, seguindo para outros países na sequência.

O novo modelo da Renault chegará ao mercado brasileiro para rivalizar em pés de igualdade, segundo espera a montadora, com os modelos já presentes no mercado nacional.

Renault Arkana 2020

Confira os pontos que mais atraíram a atenção dos apaixonados por carros e da crítica que conferiu de perto a apresentação.

Design

O Renault Arkana 2020 foi concebido na mesma plataforma utilizada como base para o Kwid, que conta com uma derivação mais “esticada”.

Apesar da plataforma semelhante ao Kwid, o porte do novo Renault Arkana 2020será mais parecido com alguns concorrentes, principalmente o Jeep Compass, líder no segmento de SUVs compactos.

Essa plataforma, batizada CMF contém partes configuráveis que possibilitam que modelos bem variados de veículos sejam construídos sobre a mesma plataforma, o que reduz custos e agiliza o processo de fabricação.

A Renault fez uma aposta, para muitos considerada certeira, nas linhas angulosas e também no famoso estilo cupê.

Essa característica pode ser vista em concorrentes de luxo como Mercedes GLC, BMW X4 e X6, que contam também com arco de teto mais aberto, rodas em aro 19 e caixas de roda generosas.

A montadora se mostrou disposta a fazer algumas concessões para ter um SUV-Cupê abaixo dos modelos citados acima que dominam o segmento de luxo.

Para chegar a esse modelo a Renault teve de abrir mão tanto de uma parte da capacidade total do porta-malas quanto do espaço traseiro interno para que fosse possível contar com o teto com caimento característico dos cupês de luxo.

Mesmo com a Renault afirmando que o modelo apresentado em Moscou ainda é um protótipo, mas que o resultado final do projeto será muito próximo do exibido no evento.

Existe a possibilidade de que os espelhos retrovisores laterais fiquem um pouco maiores, mas em vias gerais poucas alterações devem ser feitas até que o Renault Arkana 2020 chegue às ruas.

Renault Arkana 2020

O que é um SUV-Cupê?

A tendência de unir num mesmo projeto características dos carros SUV com os veículos de passeio vem sendo seguida por cada vez mais montadoras e chegando ao mercado mundial de carros com força total.

Essa tendência, que até então estava mais restrita ao segmento de luxo que buscava atrair aqueles clientes que estavam na dúvida sobre a aquisição de um modelo convencional de passeio ou um utilitário esportivo.

A proposta do SUV cupê é manter o estilo mais quadrado e pesado, marca registrada do segmento SUV, mas com um visual mais leve proporcionado pelas linhas mais leves e esportivas dos cupês.

Acredita-se que com a popularização dos SUV cupês os sedãs médios estariam com os dias contados, fadados ao esquecimento.

Isso por que esse novo segmento procura aliar os benefícios dos veículos utilitários e dos carros de passeio convencionais.

Interior

A Renault ainda não divulgou imagens do interior do Renault Arkana 2020 fazendo com que surjam especulações de todos os tipos.

Um dos motivos para esse segredo seria, segundo especulações, o atraso na finalização do interior do carro. Isso justificaria o motivo do Renault Arkana 2020 ser exibido apenas como “show-car”, outro termo utilizado para a ideia de carro conceito.

Especula-se também que, assim como a multi-plataforma já utilizada no Kwid, todo a parte interior do Arkana seria a mesma do seu “irmão”.

Também há a possibilidade de se tratar de uma estratégia da Renault para trabalhar em uma campanha de marketing mais longa para o lançamento do carro.

Como ainda não temos nenhuma imagem do interior do Renault Arkana, nos restam as especulações e a curiosidade, que poderá ser satisfeita assim que o medelo chegar as ruas da Rússia.

Novidades

É provável que o Renault Arkana 2020 siga uma padronização visual em todos os mercados onde for fabricado, mas as adaptações aos mercados locais devem ser mantidas.

Nas versões europeias o modelo deve contar com motores 1.2 e 1.6 turbo a gasolina, além das versões com motores a diesel com tração integral nas versões com preços mais elevados.

No Brasil a motorização deve ser feita pelo motor 2.0 de 4 cilindros SCe, que deve acompanhar o novo Renault Duster que deve chegar ao mercado em 2019.

Renault Arkana 2020

Concorrência

Quando chegar ao Brasil, o Renault Arkana 2020 provavelmente encontrará um mercado bastante concorrido com oponentes de peso já consolidados no mercado nacional.

Com estimativa de preços a partir de R$ 100.000 o novo veículo vai rivalizar com Jeep Compass, VW Tiguan, Peugeot 3008 e Hyundai New Tucson, e espera-se que consiga abocanhar uma boa fatia desse mercado graças ao design inspirado nos cupês do segmento de luxo, mesmo custando quase metade de um modelo de entrada desse segmento.

Nesse segmento os campeões de venda são:

  • Hyundai Creta;
  • Jeep Renegade;
  • Ford Ecosport;
  • Renault Duster;
  • Nissan Kicks;
  • Chevrolet Tracker;
  • Honda HR-V;
  • Honda WR-V;
  • Renault Captur.

Essa lista representa apenas alguns dos modelos mais vendidos do segmento de SUVs compactos em 2018 sem representar um ranking de vendas.

Resta saber se o Renault Arkana 2020 vai agradar os exigentes consumidores desse segmento no Brasil.

Fabricação no Brasil

Mesmo com lançamento previsto para 2019 na Rússia, onde o conceito foi apresentado ao público, no Brasil o Renault Arkana 2020 só deve chegar em 2020.

Ao que tudo indica o veículo deve ter fabricação nacional com as adaptações necessárias ao mercado local.

A fábrica da Renault em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba deve ser a escolhida para produzir o novo membro do segmento.

Conclusão

Para quem está de olho aguardando a chegada do SUV cupê da Renault às ruas do Brasil 2020 ainda está um pouco longe, mas vale a pena ficar de olho e acompanhar as novidades do mercado automobilístico para conhecer mais sobre o Renault Arkana 2020 assim que ele chegar ao mercado.

Quem sabe assim você consegue descobrir mais detalhes sobre o interior e outras novidades do novo modelo da Renault que promete agitar o mercado, o que pode ser extremamente benéfico para os consumidores.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas