Início » Todos os posts » Carros » Recall de veículos: entenda como funciona o procedimento

Recall de veículos: entenda como funciona o procedimento

recall-de-veículos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (Arquivo)

O recall de veículos, como o próprio nome em inglês indica, significa que a montadora precisa “chamar de volta” os veículos que fabricou. Isso acontece quando a montadora percebe que há um defeito de fabricação que coloca em risco o funcionamento do carro ou a segurança do motorista.

A responsabilidade de todo o processo de recall de veículos é da montadora e este procedimento é obrigatório, quando o defeito representa algum tipo de risco para os proprietários do veículo. Há também o chamado “recall branco”, que não é obrigatório e conserta algo menos essencial dentro do carro.

Quem paga o recall?

Quando o proprietário adquire um carro, ele está comprando um veículo novo e sem defeitos. Se a montadora percebe, algum tempo depois, que há um problema no carro, é responsabilidade dela realizar o conserto sem cobrar nenhum tipo de taxa – afinal, ela está reparando um erro causado pelo seu próprio processo de fabricação.

É possível, também, que o proprietário peça reparação por custos relacionados ao processo de recall (como viajar longa distância para chegar à concessionária, por exemplo).

Como ficar sabendo sobre um recall de veículos?

veículos

A lei exige alguns procedimentos para o recall de veículos ser válido e conforme as regras, especialmente no que diz respeito à publicidade deste problema. As montadoras são obrigadas a anunciar o chamado em televisão e rádio, de acordo com a quantidade de pessoas que aquele meio atinge, no horário do anúncio.

Nos comunicados, a montadora anuncia os modelos, anos, e intervalo de números de chassi que apresentam o defeito. Atualmente, muitas montadoras também enviam carta, e-mail, SMS ou anunciam em seus sites, caso haja algum recall.

No site do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) há uma área de conteúdo especial para anunciar quais são os veículos que passaram pela chamada. O ideal é que você consulte periodicamente este site para certificar-se de que não há nenhuma chamada por seu veículo.

Qual o prazo para comparecer ao recall?

Muitas pessoas pensam que o recall acompanha o prazo de garantia. Isso não é verdade: uma vez que o recall é feito, os proprietários não possuem um prazo limite para o conserto. Podem se passar anos desde que a chamada foi feita e a validade do recall segue existindo.

O recomendado, no entanto, é que o proprietário leve o veículo o quanto antes, pois os defeitos afetam diretamente sua segurança e integridade física. A concessionária também não pode se negar a realizar o conserto ou tentar postergar para meses depois. Qualquer irregularidade no atendimento deve ser denunciada.

E se meu carro for usado?

O recall é válido para o veículo e não para o dono. Se o dono anterior do seu carro não levou-o para o recall antes de vender, você ainda pode levar na concessionária sem nenhum impedimento. Também não há nenhum tipo de prazo ou custo para o recall de veículos usados que precisam passar pelo conserto.

Se você está prestes a comprar um carro usado, confira se ele passou pelo processo de recall. Se houve chamada, veja com o dono atual se ele levou para o conserto.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos