Um novo protótipo movido a hidrogênio chamado Rasa promete uma economia equivalente a 0,9 litros de combustível consumidos a cada 100 quilômetros. O carro utiliza-se de uma estrutura externa de fibra de carbono e motores elétricos dentro das rodas, além de supercapacitores carregados pelo aproveitamento do sistema de freios.
Com estes recursos e uma série de tecnologias adicionais, o veículo promete uma autonomia de 483 quilômetros com um tanque de apenas 1,5 quilogramas de hidrogênio abastecido.
Protótipo em circulação
Um protótipo de engenharia de dois lugares foi lançado pela Riversimple Movement Ltd. UK e foi criado para atender da forma mais eficaz o propósito de um veículo leve, resistente, de baixo custo e seguro – assim como bastante eficaz com seu combustível e emissor de poluentes em níveis baixíssimos.
Criado para estar pronto para a circulação regular no mercado europeu, seu desenvolvimento recebeu o apoio de dois milhões de euros do governo do País de Gales. Iniciando no ano de 2016, o modelo terá o período de testes de 12 meses de uma frota de 20 protótipos do Rasa. Espera-se que a conclusão deste período de desenvolvimento culmine no lançamento de uma linha de produção completa no mercado, em torno de 2018.
Eficiente, ecológico e competitivo
“O protótipo do Rasa assegura uma marca histórica no objetivo de oferecer um carro com valor razoável, altamente eficiente, à base de hidrogênio para o mercado”, diz Hugo Spowers, fundador da empresa que criou o protótipo. “Realmente começamos de uma folha de papel em branco”, diz Spowers.
Design único
Com as linhas de um subcompacto de dois lugares, o Rasa possui um design interessante em seu exterior. Rodas traseiras sobrepostas pelo corpo do carro, faróis dianteiros projetados e portas de abertura vertical marcam o seu visual.
No interior, um visual minimalista e elegante, distribuição organizada de seus instrumentos e um layout simples, beirando o clássico, no painel.
Performance
Quanto à performance do Rasa, a empresa diz que o carro será fácil de dirigir, responsivo e muito divertido. A estimativa é de que a aceleração de 0 a 90 km/h leve cerca de nove segundos e a velocidade máxima esteja em torno dos 96 km/h.
Com um peso total de apenas 580 quilogramas e uma célula de abastecimento do motor de 8.5 kW em cada uma das rodas do veículo, o Rasa também recupera mais do que 50% da energia cinética produzida quando o carro freia, armazenando a energia em um banco de supercapacitores, que é utilizada posteriormente para aumentar a performance da aceleração.
Estreia no mercado
Se tudo correr bem, o veículo estará à venda em algum momento de 2018. O Rasa deve ser oferecido em um sistema de “venda de serviço”, onde o comprador paga uma taxa mensal para a compra do carro e uma espécie de franquia de distância. Em contrapartida, a fabricante oferece todo o reparo, manutenção, seguro e custos de combustível.
Como resultado, espera-se que o processo simplifique a burocracia de financiar um veículo (considerando-se especialmente o mercado europeu, onde o processo é mais complicado). Além disso, o proprietário não é, de fato, um proprietário, mas – em troca – tem a possibilidade de adquirir um novo carro, mais atual, sem a necessidade de pagar nada a mais do que o valor mensal.
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