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Rasa: carro de hidrogênio deve chegar em 2018

Um novo protótipo movido a hidrogênio chamado Rasa promete uma economia equivalente a 0,9 litros de combustível consumidos a cada 100 quilômetros. O carro utiliza-se de uma estrutura externa de fibra de carbono e motores elétricos dentro das rodas, além de supercapacitores carregados pelo aproveitamento do sistema de freios.

Com estes recursos e uma série de tecnologias adicionais, o veículo promete uma autonomia de 483 quilômetros com um tanque de apenas 1,5 quilogramas de hidrogênio abastecido.

Protótipo em circulação

Foto: Riversimple/Divulgação
Foto: Riversimple/Divulgação

Um protótipo de engenharia de dois lugares foi lançado pela Riversimple Movement Ltd. UK e foi criado para atender da forma mais eficaz o propósito de um veículo leve, resistente, de baixo custo e seguro – assim como bastante eficaz com seu combustível e emissor de poluentes em níveis baixíssimos.

Criado para estar pronto para a circulação regular no mercado europeu, seu desenvolvimento recebeu o apoio de dois milhões de euros do governo do País de Gales. Iniciando no ano de 2016, o modelo terá o período de testes de 12 meses de uma frota de 20 protótipos do Rasa. Espera-se que a conclusão deste período de desenvolvimento culmine no lançamento de uma linha de produção completa no mercado, em torno de 2018.

Foto: Riversimple/Reprodução
Foto: Riversimple/Reprodução

Eficiente, ecológico e competitivo

“O protótipo do Rasa assegura uma marca histórica no objetivo de oferecer um carro com valor razoável, altamente eficiente, à base de hidrogênio para o mercado”, diz Hugo Spowers, fundador da empresa que criou o protótipo. “Realmente começamos de uma folha de papel em branco”, diz Spowers.

Design único

Foto: Riversimple/Divulgação
Foto: Riversimple/Divulgação

Com as linhas de um subcompacto de dois lugares, o Rasa possui um design interessante em seu exterior. Rodas traseiras sobrepostas pelo corpo do carro, faróis dianteiros projetados e portas de abertura vertical marcam o seu visual.

No interior, um visual minimalista e elegante, distribuição organizada de seus instrumentos e um layout simples, beirando o clássico, no painel.

Foto: Riversimple/Divulgação
Foto: Riversimple/Divulgação

Performance

Quanto à performance do Rasa, a empresa diz que o carro será fácil de dirigir, responsivo e muito divertido. A estimativa é de que a aceleração de 0 a 90 km/h leve cerca de nove segundos e a velocidade máxima esteja em torno dos 96 km/h.

Com um peso total de apenas 580 quilogramas e uma célula de abastecimento do motor de 8.5 kW em cada uma das rodas do veículo, o Rasa também recupera mais do que 50% da energia cinética produzida quando o carro freia, armazenando a energia em um banco de supercapacitores, que é utilizada posteriormente para aumentar a performance da aceleração.

Estreia no mercado

Se tudo correr bem, o veículo estará à venda em algum momento de 2018. O Rasa deve ser oferecido em um sistema de “venda de serviço”, onde o comprador paga uma taxa mensal para a compra do carro e uma espécie de franquia de distância. Em contrapartida, a fabricante oferece todo o reparo, manutenção, seguro e custos de combustível.

Como resultado, espera-se que o processo simplifique a burocracia de financiar um veículo (considerando-se especialmente o mercado europeu, onde o processo é mais complicado). Além disso, o proprietário não é, de fato, um proprietário, mas – em troca – tem a possibilidade de adquirir um novo carro, mais atual, sem a necessidade de pagar nada a mais do que o valor mensal.

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