Início » Todos os posts » Carros » Quem dirige melhor: homens ou mulheres?

Quem dirige melhor: homens ou mulheres?

guerra-dos-sexos

Embora muitas pessoas ainda queiram discutir quem dirige melhor, se são os homens ou as mulheres, a batalha parece ter sido vencida por diversas pesquisas ao redor de mundo. Na verdade, o assunto está tão bem estabelecido na atualidade que até mesmo as seguradoras já tomaram sua posição.

Antes de apresentar resultados e pesquisas, vale dizer: todos estes experimentos resultam em dados finais e não querem dizer nada sobre indivíduos. Ao comparar-se uma pessoa à outra, seu gênero não faz nenhuma diferença, pois pesquisas baseiam-se em amostras populacionais relevantes.

De qualquer forma, na batalha dos sexos por quem dirige melhor no trânsito, já parece haver um vencedor – ou melhor: vencedoras. Segundo várias pesquisas – a maioria delas realizadas em universidades dos EUA e da Inglaterra, as mulheres são menos propensas a acidentes e erros no trânsito.

No que as pessoas acreditam?

Segundo a Golden Towin, dos jovens entre 18 e 24 anos de idade, 43% acreditam que homens dirigem melhor do que mulheres, enquanto 29% pensam que as mulheres são melhores motoristas – os outros perguntados não souberam opinar ou não acreditam haver diferença.

Adultos acima dos 24 anos, ao serem perguntados sobre quem dirige melhor, 24% disseram que mulheres são condutoras mais capazes, enquanto 38% acreditavam que homens são melhores.

Qual é a realidade?

maos-femininas-ao-volante

Na mesma pesquisa, no entanto, concluiu-se que as mulheres possuem 27% menos chances de causarem um acidente de carros do que os homens. Apenas no ano de 2007, quando a pesquisa foi realizada, 6,1 milhões de acidentes tinham o envolvimento de homens, enquanto 4,4 milhões de acidentes tinham mulheres envolvidas.

Quem pensa que estes números não definem quem dirige melhor, em função de quilometragem e quantidade de pessoas de cada gênero no trânsito, segue uma nova informação:

Entre jovens até 19 anos, dividindo-se a quantidade de quilômetros rodados pela quantidade de acidentes, pode-se chegar à uma taxa de acidentes de 9,2 entre homens e 5,3 entre mulheres. Entre os adultos acima de 20 anos, a proporção distancia-se ainda mais: 4 para homens, o dobro da pontuação de 2 das mulheres nesta faixa etária.

Dados policiais:

Segundo dados policiais reunidos ao redor do mundo, também não há dúvidas sobre quem dirige melhor. Os homens apresentam 50% a mais de multas do que as mulheres, em média. Além disso, infrações como imprudência, dirigir sob a influência de álcool e falta de utilização do cinto de segurança apresentam uma incidência acima de três vezes maior em homens do que em mulheres.

Os dados policiais também indicam que a taxa infrações de trânsito por excesso de velocidade no caso dos homens é 75% maior do que das mulheres.

Male driver's hands driving a car on a highway (color toned image; shallow DOF)

Seguradoras

Para determinar os preços e riscos de uma apólice de seguro, as corretoras devem fazer pesquisas para identificar quem é mais perigoso sob comando de um veículo. Basta pedir uma cotação para saber que o preço para homens costuma ser mais alto do que o que oferecem para mulheres da mesma faixa etária.

Um consórcio de segurados na Inglaterra fez um teste com 250 motoristas sendo observados constantemente durante um dia de trânsito. Foram observados 14 aspectos diferentes da direção para a realização do teste e a pontuação máxima era de trinta pontos.

As mulheres marcaram uma média de 23,6 pontos, enquanto os homens fizeram a média de 19,8. Dos 14 pontos observados, além da diferença significativa na pontuação final, apenas 2 contaram a favor dos homens, que foram piores em outros 11 aspectos. Um único ponto, que é “velocidade adequada para a situação” empatou entre ambos os sexos.

Com tantos dados a favor das mulheres, é fácil concluir quem dirige melhor, ao contrário do que a opinião pública indica  na maioria das pesquisas. E você, o que acha deste resultado?

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos