Início » Outros veículos » Quadriciclo: história e vantagens

Quadriciclo: história e vantagens

Um quadriciclo é um dispositivo mecânico de quatro rodas – via de regra, menor do que um carro. Quadriciclos podem operar através de pedais movidos à força humana, ou através de motorização – geralmente menos potente.

A utilização de um quadriciclo pode ser desde a utilização para propósitos recreativos, até forma de trabalho, ou uma maneira ágil de percorrer distâncias médicas. Em geral, é considerado mais funcional e seguro do que bicicletas e motos, especialmente em ambientes instáveis.

Um pouco de história

O quadriciclo possui seu design típico de quatro rodas distribuídas em um retângulo desde a sua criação. Os primeiros carros a vapor, desenvolvidos experimentalmente, já era chamados de quadriciclos pela mídia. Na verdade, até mesmo os primeiros carros movidos a combustão receberam o nome de quadriciclo, durante algum tempo. O termo só parou de ser utilizado quando os nomes “automóvel” e “carro” popularizaram-se.

Na verdade, a história do quadriciclo e dos carros confunde-se. A criação exata dos quadriciclos não é conhecida, uma vez que pode-se confundir seu desenvolvimento com carruagens comuns.

Provavelmente o quadriciclo mais famoso da história date de 1896. Na época, um inventor chamado Henry Ford conseguiu associar um motor a gasolina a um dispositivo movido a quatro rodas de bicicleta. Por isso, ele nomearia a invenção de Quadriciclo. Muitos atribuem o sucesso desta máquina ao desejo de criar novos veículos – o que culminaria na criação da marca Ford, e dos primeiros automóveis propriamente ditos.

Este primeiro quadriciclo motorizado possuía dois cilindros e quatro cavalos de potência. Ele chegava a cerca de 35 km/h, em sua velocidade máxima. Foram criadas duas unidades, muito bem recebidas por seus donos.

Quadriciclos modernos

cq5dam-web_-1322-1322_3_1

Atualmente, muitas das configurações básicas de um quadriciclo são semelhantes aos seus originais. A distribuição das rodas, por exemplo, costuma ser muito parecida. Em alguns casos, as rodas traseiras são um pouco maiores, para auxiliar na tração.

No que diz respeito à motorização, no entanto, muita coisa mudou. Um quadriciclo atual é muito mais ágil e adaptado à aventura. Por vezes, são equipados com um volante, enquanto outros ainda adotam o tradicional guidão. Há, também, modernos sistemas de freio, que garantem que a frenagem não dificulte a estabilidade do piloto.

Vantagens de se utilizar um quadriciclo

Um dos principais benefícios dos quadriciclos é sua versatilidade. Não raro, o equipamento consegue levar mais de uma pessoa confortavelmente sobre ele. Alguns quadriciclos maiores permitem até mesmo seis indivíduos aproveitando o potencial do equipamento.

Em geral, um quadriciclo não costuma ser tão confortável quanto um carro, mas seu uso geralmente é associado situações onde um carro não seria ideal. Na prática, sua utilização é ligada a aventura ou terrenos difíceis.

Ele é menos poluente, e pode ser ágil em diversos terrenos nos quais um carro raramente poderia entrar. Isso arrecada diversos fãs para este tipo de transporte – especialmente em grupos de aventura.

Outra grande vantagem é seu preço. Um quadriciclo é muito mais barato do que um carro (comparando-se versões equivalente, como quadriciclos de entrada e carros de entrada). Em comparação a uma motocicleta, os preços são equivalentes – e, não raro, os quadriciclos são mais acessíveis. Isso é especialmente vantajoso para quem não se sente confiante sobre duas rodas, ou percorre terrenos muito instáveis.

veja também:

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas