Início » Todos os posts » Leis de trânsito » Prova do Detran: Dicas para passar

Prova do Detran: Dicas para passar

A prova do Detran, em especial a teórica, não costuma ter um nível de dificuldade muito alto, mas algumas vezes as pessoas ficam muito nervosas, ou pegam questões específicas demais, que acabam dificultando o resultado final.

Se você está com dificuldades, ou fica com os nervos à flor da pele para realizar as provas, não se desespere: confira algumas dicas para fazer uma prova do Detran mais tranquila, com uma preparação muito melhor.

dicas-para-passar-na-prova-do-detran

Entenda o básico

Muitas questões podem ser facilmente resolvidas utilizando o conhecimento básico sobre o trânsito. Se você souber, por exemplo, que veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores, é provável que já acerte algumas questões que tratem disso.

Não precisa decorar quais são os veículos que um caminhão deve proteger – se for menor, é protegido. Deixe espaço para outros conhecimentos ao invés de focar muito nas coisas que podem ser resolvidas com simplicidade.

Faça exercícios e simulados

A melhor forma de se preparar é fazer os exercícios e simulados, tanto os distribuídos no CFC quanto os disponíveis online. Faça 30 questões e analise o que você errou, então procure a resposta correta no seu material.

Você vai perceber uma melhora em seus resultados progressivamente, até o momento em que sempre marcará mais do que as 21 questões necessárias.

Encare a prova como outro simulado

As questões que caem na prova possuem exatamente o mesmo nível de dificuldade que os simulados. Se você consegue mais de 70% no simulado, é porque consegue ser aprovado na prova do Detran.

Não permita que o nervosismo lhe impeça de passar na prova. Encare o momento como apenas mais um simulado, e você certamente irá passar.

Não pense naquele momento como algo especial. É provável, até mesmo, que você encontre algumas questões que foram feitas nos simulados no meio de sua prova!

Prova do Detran não é competição nem corrida

Não importa quanto o seu colega de aula vai fazer. Você não precisa acertar mais do que ninguém, o número de aprovados não é limitado – basta fazer 21 acertos de 30 questões e a aprovação é garantida.

Você não precisa competir com ninguém, nem tentar acertar mais do que os outros. Foque apenas em responder da melhor forma possível.

Além disso, a prova não é uma corrida. Se as outras pessoas levantarem antes que você, não tem problema. Você só precisa ter terminado a prova quando o tempo acabar, e não há nenhum desconto por ficar até o final.

Leia com atenção

É comum que as provas apresentem questões muito fáceis com “pegadinhas” que acabam fazendo o candidato errar. Leia com bastante atenção, algumas vezes a resposta está em uma palavra errada que você pode não perceber em uma leitura rápida.

Lembre-se sempre que você pode utilizar seu tempo de prova livremente, não há motivos para responder as questões sem prestar bastante atenção e reler as palavras.

Fazer simulados também ajuda você a identificar quando as questões possuem pegadinhas. Elas possuem uma certa semelhança na forma como são apresentadas, e palavras que comumente indicam que a questão não está correta.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos