Início » Carros » Protetor de capô Eurolook: vale a pena? Para quê serve?

Protetor de capô Eurolook: vale a pena? Para quê serve?

Depois de vários anos fora de moda, a retomada do protetor de capô eurolook no mercado brasileiro é o que se pode chamar de uma reestruturação de estilo no mercado. Protetores de capô ficaram praticamente fora do mercado pro anos, mas sua reentrada parece estar bastante consolidada, com opções cada vez mais sofisticadas e de acabamento de qualidade.

Outra constante que parece fazer parte do novo movimento de personalização é o estilo eurolook predominante no mercado. Quase todos os ensaios editoriais de fotografia utilizam este estilo, o que é reflexo da preferências das ruas e estradas.

Se você está pensando em adquirir o seu, ou quer entender melhor o que é o protetor de capô eurolook, confira abaixo o que é este movimento, e quais são os principais aspectos relacionados:

O que é o protetor de capô Eurolook? Qual a sua função?

O protetor de capô eurolook é, como o próprio nome indica, um equipamento de proteção instalado na primeira metade do capô de um veículo. Ele é feito de material resistente, de forma que a carroceria e sua pintura estejam protegidos de pedras, sujeiras e animais que possam danificar permanentemente a lataria.

O estilo eurolook, por sua vez, que predomina no mercado global, consiste no padrão losangular em alto relevo do protetor, podendo variar na extensão exata das formas geométricas. Isso dá uma acabamento superior ao equipamento, além de ser esteticamente interessante. Atualmente, já existem kits que incluem não apenas o protetor de capô, mas o protetor de para-choque em conjunto, sem que seja necessário comprar as peças separadamente.

Para quê serve?

A intenção principal de um protetor de capô eurolook – assim como todos os outros estilos – é proteger o capô e a lataria de pedras e sujeiras que, em alta velocidade, podem danificar a pintura ou gerar pequenos “machucados”.

Protetor de capô Eurolook

Exemplo disso pode ser visto nas estradas, onde a maior velocidade costuma gerar pequenos danos a lataria, que precisam ser compensados com um polimento ou uma repintura da peça. No Brasil, foi incomum encontrar veículos com o protetor, mas ele era rotineiramente visto em veículos argentinos que vinham para viagens mais longas por aqui.

Proteção ou estética?

Atualmente, o protetor de capô eurolook pode ser considerado tanto um item útil para a proteção da pintura quanto uma questão estética. Em diferentes cores e acabamentos, é comum ver veículos utilizando a proteção até mesmo nas cidades – especialmente os veículos com maior nível de customização.

Isso mostra uma tendência de adoção do item como uma forma de expressão do próprio gosto em relação ao carro. A vantagem, neste caso, é que o embelezamento caminha junto com a proteção e a preservação das boas condições do carro.

Vale a pena utilizar protetor de capô Eurolook?

Tudo depende de sua intenção. Se você acha que o protetor agrega esteticamente ao veículo, a boa notícia é que ele não altera a performance, sendo seguro de utilizar. Se, por outro lado, você busca apenas a proteção na lataria, uma boa ideia é manter o protetor sempre à mão e instalar antes de viagens. Sua instalação é fácil, e o carro continua com sua aparência normal quando o protetor é retirado.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas