Início » Dicas » Dicas para proteger o carro de roubo

Dicas para proteger o carro de roubo

Dicas para proteger o carro de roubo nunca são demais. Seja o veículo inteiro, apenas partes ou, até mesmo, os objetos em seu interior, um carro sempre é uma mercadoria lucrativa para ladrões. Por isso, todo cuidado é pouco.

Confira algumas proteger o carro de roubo, e saiba o que fazer para minimizar as chances de ter sua propriedade levada pro alguém não tão bem intencionado:

Comece pelo básico: confira se está realmente fechado

Sim, essa é, sem dúvidas, uma dica bastante óbvia. Por outro lado, você ficaria impressionado com a quantidade de vezes que um carro fica aberto após o dono pensar que está fechado. Possivelmente, seu próprio carro já ficou aberto uma ou outra vez nos últimos anos.

Existem diversos fatores que nos fazem esquecer ou fazer o procedimento errado na hora de fechar o carro. Um item a mais nas mãos, um pensamento importante, uma conversa no telefone… Os riscos ficam ainda mais altos com carros com tranca à distância, na própria chave. Neste caso, pode-se apertar o botão de abrir ou simplesmente esquecer de apertar.

Sabe quando surge aquela dúvida se você realmente trancou a porta? Não dê chance ao azar: volte e confira!

Escolha um bom lugar para estacionar

Ao falarmos um bom lugar, não estamos falando sobre bairros ou ruas específicas. Obviamente, é sempre melhor estacionar seu carro em uma garagem fechada e com segurança o suficiente. Algumas vezes, no entanto, isso não é possível. Entre as dicas para proteger o carro de roubo, saber como avaliar corretamente a segurança de local é essencial.

Nestes casos, é útil encontrar um bom lugar na própria rua para que estacionar não se torne um problema. Evite as vagas que ficam escondidas por algum motivo, ou com muitas chances de alguém não ser visto enquanto pratica o crime. Se possível, dê preferência para lugares mais movimentados, e desconfie de regiões grandes onde é permitido estacionar, mas nenhum veículo o fez, mesmo em uma rua com bastante trânsito.

Esconda itens de valor

Essa é a regra básica que aprendemos desde crianças a respeito de carros. É surpreendente, no entanto, a quantidade de pessoas que simplesmente a ignora e deixa todo tipo de coisa sobre bancos, porta objetos ou sobre o painel.

Muitas vezes, as pessoas fazem isso sem perceber, ou simplesmente ão consideram que o objeto que deixaram à vista possui algum tipo de valor. O que nem todo mundo percebe é que um criminoso em potencial não sabe que aquele par de óculos escuros foi comprado com o ambulante por quinze reais. Mesmo que você não o considere valioso, outras pessoas não sabem disso, e pode ser motivo o suficiente para quebrar o vidro do seu carro.

Considere, ainda, a exposição de itens como bolsas, sacolas, mochilas e malas. Muitas vezes, estes objetos são interpretados como “esconderijos” de itens valiosos. Esconder algo ali dentro e não tirar da vista de quem passa pode ser tão perigoso quanto deixar seus itens à mostra.

Use os equipamentos de segurança de seu carro

Atualmente, boa parte dos carros já saem de fábrica com algum tipo de item de segurança. Em especial, alarmes são muito comuns em veículos atuais. É surpreendente, no entanto, a quantidade de proprietários e proprietárias que simplesmente não ligam o equipamento.

Não há nenhum custo adicional em utilizar, e o procedimento pode ser tão simples quanto apertar um botão a mais. Mesmo assim, as pessoas simplesmente teimam em não utilizar. Se seu carro possui alguma facilidade deste tipo, utilize-a. Não há desculpas para tornar seu carro mais inseguro, a menos que você queira que ele seja roubado.

Dê atenção às chaves e ao momento de abrir o carro

Entre as dicas para proteger o carro de roubo, alguns cuidados ativos são necessários. Entre eles, dar atenção às chaves. É comum pensarmos que, depois de trancado, o carro está seguro. Isso pode até ser verdade em alguns aspectos, desde que você tenha certeza de que a chave estará com você.

Muitas vezes, é mais fácil para o criminoso roubar sua chave e levar o carro embora do que tentar todo o procedimento de quebrar o veículo em frente a uma multidão de pessoas. Sempre tenha o controle das chaves e avalie a situação antes de abrir o carro e colocar-se em situação vulnerável.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas