Início » Leis de trânsito » Tipos de placas de automóveis: o que significa cada uma?

Tipos de placas de automóveis: o que significa cada uma?

Desde as primeiras aulas da auto-escola, aprendemos sobre os diversos tipos de placas de automóveis e seus significados. Mesmo para quem não frequentou um Centro de Formação de Condutores, é fácil perceber.

Sabemos, por exemplo, que as placas de carros privados são cinzas com letras pretas, enquanto veículos de transporte público utilizam uma versão vermelha. Quando passamos destas duas, no entanto, a lista começa a parecer mais difícil.

Saiba quais são os tipos de placas de automóveis existentes no Brasil, e qual é o significado cada uma delas:

Placa cinza com letras pretas: particular

Placa 4

Este tipo de placa, com o fundo acinzentado e letras pretas, é a mais comum. Se você possui um carro, provavelmente é este o tipo de placa nele. É um modelo chamado de “particular”, indicando que o veículo não pode ser utilizado como forma de remuneração do dono.

Placa vermelha com letras brancas: aluguel

download (3)

Todos os veículos que sirvam como instrumento remunerado de transporte utilizam a famosa “placa vermelha”. Por isso, a categoria é chamada de “aluguel”. Estes tipos de placas são utilizadas em táxis, caminhões, ônibus e qualquer outro meio de transporte não particular que esteja prestando serviço pago.

Placa preta com letras cinzas: colecionador

placa5

Se você frequenta exposições de carros, já deve ter visto grandes clássicos mantidos de forma original. Quando o proprietário conserva um carro por mais de trinta anos com suas peças originais e em bom estado de conservação, ele pode utilizar a placa preta com letras cinzas.

Isso indica que este veículo é de coleção. O emplacamento de coleção é, além de uma honra, uma prova de que o veículo está dentro das exigências para ser considerado uma peça histórica.

Placa branca com letras vermelhas: aprendizagem

placa-1

Se você possui a CNH, certamente já dirigiu um veículo com uma placa dessas. Fundo branco e letras vermelhas em um veículo indicam que ele é propriedade de uma auto-escola. Todos os tipos de veículos em processo de aprendizagem possuem uma placa dessas (incluindo ônibus e caminhões).

A placa serve como uma indicação, para o trânsito, das circunstâncias especiais pelas quais aquele veículo está passando. É um aviso de que há um condutor ainda em formação possivelmente dirigindo o veículo.

Placa verde com letras brancas: experiência

placa3

Para quem acompanha a imprensa de automóveis e seus lançamento, estes tipos de placas verdes com letras brancas são familiares. Os tradicionais “flagras” de modelos novos sendo testados geralmente mostram suas placas verdes de experiência.

É uma modalidade destinada exclusivamente para montadoras e oficinas que queiram circular um veículo que ainda está em testes. Muitas vezes, estes modelos ainda não foram regularizados, e sua versão final ainda não foi lançada. Por isso, utiilza-se uma placa especial para demonstram que trata-se de um modelo em fase de experiência.

Placa preta com letras douradas:representação

placa_preto_dourado

Os veículos de representação oficial apresentam tipos de placas bastante diferenciadas. Com fundo preto e letras douradas, até mesmo seu formato é diferenciado. As placas são mais altas e menos compridas, do que as outras modalidades.

Este tipo de placa é utilizada para veículos oficiais do governo. Isso quer dizer que são propriedade dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário. Os veículos das Forças Armadas também utilizam este tipo de identificação, fazendo parte da mesma categoria.

Placa azul com letras brancas: representação diplomática

placa6

Assim como o capacete dos militares em missões de paz internacionais pela ONU, a identificação de veículos de representação diplomática são os tipos de placas com fundo azul claro e letras brancas.

Podem ser utilizados por veículos de órgãos internacionais e membros de embaixadas e consulados de outros países, no Brasil. A diferenciação é necessária, em função das diferenças da legislação em relação ao tratamento dado a corpos diplomáticos em serviço.

Veja também:

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas