Início » Carros » PID: Como dirigir nos Estados Unidos com CNH brasileira

PID: Como dirigir nos Estados Unidos com CNH brasileira

É comum que muitos turistas perguntem-se a respeito da possibilidade de dirigir nos EUA com CNH brasileira, assim como a necessidade da PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para turistas, as regras costumam ser pouco rigorosas, permitindo que a simples carteira de habilitação do país de origem seja válida.

Obviamente, brasileiros que morem a estudo ou trabalho nos EUA vivem uma circunstância diferente, precisando adequar-se à legislação local.

O fato, no entanto, de se poder dirigir no EUA com CNH brasileira não significa que você terá uma passagem tranquila por qualquer blitz policial, por exemplo. Há uma série de questões que precisam ser consideradas antes de tomar a decisão de confiar na sorte ou solicitar a PID.

Confira como é, na prática, a questão de dirigir nos EUA com CNH brasileira:

E permitido dirigir nos EUA com CNH brasileira?

De forma clara, de acordo com a legislação internacional, é permitido. Isso se dá em função do tratado de Viena, que padronizou regras de trânsito para facilitar o tráfego internacional entre moradores de países diferentes.

Por isso, de forma técnica, sua habilitação brasileira é válida em todos os países que fazem parte deste tratado. Entre eles, os EUA. O problema, no entanto, começa na questão prática. Com o tempo, estrangeiros começaram a ter problemas em paradas policiais nos EUA.

Nem sempre o policial sabe a respeito dos tratados internacionais que regulamentam sua profissão. Além disso, se ele nunca viu uma CNH brasileira, por exemplo, e ele não fala português, não há nada que possa atestar, sob a perspectiva dele, de que aquilo se trata de uma carteira de habilitação.

Em alguns casos, a situação é levada para a delegacia, onde a autenticidade do documento é confirmada e o motorista pode seguir normalmente. Até isso ocorrer, no entanto, houve atrasos, incômodos e estresse desnecessário.

Então é necessário ter uma Permissão Internacional de Dirigir?

Este é o grande problema. Não é necessário – mas é altamente recomendável. Ao solicitar a PID para o DETRAN, você recebe um documento que comprova internacionalmente que você está habilitado para dirigir, em sete língua diferentes.

Este é um documento que pode ser lido pelos policiais e facilmente compreendido, sem gerar maiores transtornos. Por isso, se você pretende ter a maior praticidade possível, emitir a PID pode ser uma ótima ideia.

É importante ter em mente que, caso você tenha incômodos com algum policial em função de só carregar a CNH brasileira, basta manter a calma. A legislação protege você, e você deve ser liberado assim que o documento for conferido por alguém com conhecimento. Em último caso, peça uma ligação para o consulado brasileiro, que rapidamente resolverá o problema.

Idade mínima e outras regras

Existem outras regras importantes – e algumas que habitam o imaginário das pessoas. Uma delas diz respeito à idade. A idade mínima para dirigir nos EUA é de 16 anos. Isso faz com que muitos jovens imaginem-se dirigindo por lá antes dos dezoito.

É necessário ter em mente que, como turista, só se poder dirigir nos EUA com CNH brasileira – e para ter a habilitação brasileira, é necessário ter 18 anos. Por isso, a menos que você viva nos EUA, com registros validados, ainda terá que esperar até a maioridade de seu país de origem para ficar no comando.

Algumas locadoras de carro, ainda, cobram taxas salgadas para motoristas jovens. É comum ter que pagar vinte ou trinta dólares adicionais na diária, caso você tenha menos que certa idade (como 21 ou 25 anos). Além disso, alguns carros esportivos só estão disponíveis para pessoas a partir de determinada idade.

Lembre-se, ainda, que a autonomia na legislação entre estados e União, por lá, é maior do que por aqui. Por isso, alguns estados possuem regras específicas de trânsito que devem ser obedecidas. Em geral, quando uma regra estadual contradiz uma federal, você deve obedecer a norma do estado onde se encontra.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste