Ainda sem confirmações oficiais, tudo indica que o Peugeot 408 2018 chegará muito parecido com o modelo 2017. Para quem prima pela esportividade, a notícia continua não sendo tão boa. Para quem busca um carro mais focado em conforto e sofisticação, no entanto, isso indica que o modelo parece ter seguido um caminho mais completo dentro do mercado.
O sedã é fabricado, para o mercado brasileiro, na planta argentina da marca, suas mudanças apresentadas para o modelo 2017 são bastante interessantes. Elas vão além de um simples facelift, colocando uma nova versão de motorização e câmbio. Para 2018, as novidades não são a ordem da vez. O momento é de consolidação do modelo, o que significa fortalecer sua proposta a longo prazo para um público mais amplo, interessado em carros mais versáteis.
Saiba o que esperar do Peugeot 408 2018, em sua fase de continuidade em relação ao sedã atual:
Ousadia no sentido conservador
Geralmente quando fala-se em ousar, é comum é pensar em agressividade e esportividade. Ousadia, no mercado de automóveis, geralmente indica uma nova tecnologia ou uma forma desafiadora de apresentar o visual do modelo.
Desde o modelo 2017, no entanto, a Peugeot ousou no seu 408 no sentido conservador. Isso não é uma ironia, por mais que pareça um contra-senso. O 408 já apresentava certa esportividade e um bom nível de agressividade em sua faixa de preço. O problema, no entanto, é que a maior parte de seu público busca um carro mais equilibrado e moderado. É por isso que a marca ousou em substituir algumas de suas características mais apreciadas por algo mais tradicional, em busca maior interesse mercadológico.
Opções de motor serão mantidas
Sob o capô, nada de novo. O Peugeot 408 2018 chega com os mesmos conjuntos competentes oferecidos em 2017. De entrada, o excelente 1.6 THP passou a ser flex no ano passado. Com turbo e câmbio automático de seis velocidades, o modelo é capaz de entregar competentes 166 e 173 cavalos de potência com gasolina e álcool respectivamente.
O competente motor ainda se sai muito bem frente à concorrência, embora possa ter sido um incômodo para os mais interessados no bom desempenho tradicional do 408. Em outras versões, pode-se adquirir o motor 2.0 aspirado. Sem o turbo, mas com o mesmo câmbio, o modelo entregar 143 ou 151 cavalos de potência.
De forma geral – e, principalmente, na versão turbo – o modelo está mais dócil. Mais econômico e com relações mais longas de marcha, o modelo perde na agressividade, mas torna-se mais macio – também auxiliado pela nova suspensão. O modo Eco é outro destaque, tornando-se até 7% mais agressivo.
Visual parece ter sido bem recebido
Mesmo mais conservador, o mercado parece ter reagido significativamente bem ao novo visual do 408, adotado no último facelift. Para o Peugeot 408 2018, espera-se que todas as suas características sejam mantidas. O logotipo da marca centralizado na grade e o uso mais regular de luzes em LED auxiliam no processo de transição para um modelo mais versátil.
Para quem não abre mão da ideia de agressividade no modelo, a versão THP conta com rodas em aro 17 e pinturas especiais em preto, que dão um toque esportivo e mais moderno ao sedã.
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