Início » Carros » Pane seca: Riscos e problemas de andar com pouco combustível

Pane seca: Riscos e problemas de andar com pouco combustível

A pane seca é um problema bastante grave que pode ocorrer no carro. Mais grave ainda é o fato de que toda pane seca poderia ser evitada com um pouco de planejamento e responsabilidade.

Além de ser um problema para o veículo, sofrer uma pane seca pode gerar multa para o condutor. Isso faz com que os custos desta irresponsabilidade ultrapassem muito o valor supostamente economizado ao não abastecer o veículo.

Saiba o que é a pane seca, quais seus principais riscos e o que fazer tanto para evitá-la quanto em caso de problema:

O que é a pane seca?

Pane seca é o nome genérico dado à situação na qual o veículo fica sem combustível e, sem ele, fica imobilizado, incapaz de andar. Em outras palavras, a pane seca é simplesmente a situação de faltar combustível no carro, e a pane consiste na reação natural de ser incapaz de andar sem ele.

Trata-se de um problema relativamente comum para quem costuma andar com o tanque sempre na reserva. Ao deixar para abastecer no último momento possível, você corre diversos riscos que vão além da pane seca por si só. Confira abaixo quais são os principais problemas que a situação pode gerar.

Riscos mecânicos: queima da bomba de gasolina e resíduos no tanque

Há basicamente dois tipos de riscos mais significativos quando você costuma andar com o veículo sempre na reserva. Mais do que a pane seca, o hábito pode gerar a queima da bomba de combustível.

A queima ocorre quando há pouco combustível para cobrir a bomba, fazendo com que ela aqueça mais. Além disso, pouco combustível no tanque acumula mais resíduos sólidos no líquido, pois estão mais concentrados na pequena quantidade. Isso faz com que, aos poucos, os filtros contidos após a bomba comecem a encher, até o pompo em que não funcionem apropriadamente, forçando a bomba, que acaba estragando.

O conserto deste problema pode custar mais de dois ou três tanques cheios, o que obviamente não compensa o risco.

Risco de multa

Além de fazer com que você precise trocar a bomba de combustível, sofrer uma pane seca é uma infração de trânsito, no Brasil. O artigo 26 do Código de Trânsito Brasileiro define que é responsabilidade do condutor certificar-se de que o carro tenha condições de chegar a seu destino.

Isso vale tanto para aspectos mecânicos, quanto para o combustível. Se o seu veículo sofrer uma pane seca no meio de uma via e ficar imóvel nela, você está cometendo uma infração. Ela é considerada média, e marca quatro pontos na sua CNH, além de custar pouco menos de cem reais (que você poderia ter utilizado em gasolina, por exemplo).

Prevenir sempre é melhor

De todos os casos que já recomendamos que você seja mais preventivo do que corretivo, este é o mais óbvio de todos. Não há desculpas boas o bastante para justificar uma pane seca. Eventualmente você precisará abastecer o seu veículo, e trafegar sem combustível não gera nenhum tipo de economia.

Se você está trafegando, está gastando combustível. Se o faz com o tanque quase vazio, está simplesmente correndo o risco de gastar mais com a troca de bomba e com multas. Na prática, não há economia, apenas mais gastos.

Isso não quer dizer que você precise encher o tanque todos os dias. Apenas cuida para ter combustível o suficiente para seguir seu trajeto sem correr riscos desnecessários.

O que fazer em caso de pane seca?

Se, por qualquer que seja o motivo, você sofreu uma pane seca, há algumas medidas que você deve tomar. Em primeiro lugar, tente retirar seu veículo da via trafegável. Assim você evita congestionamentos e diminui os riscos de acidentes por estar parado na via.

Chame um guincho assim que possível. Se possível, avalie se o carro segue apto para andar quando for abastecido, ou se algum reparo será necessário. Se você possui um seguro, quase todos os planos cobrem este tipo de situação, enviando um guincho imediatamente para retirar seu veículo da via. Solicite o serviço para ter maior segurança.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas