Início » Carros » Palio Weekend 2018 ainda é dúvida

Palio Weekend 2018 ainda é dúvida

Há alguns anos, a notícia a respeito da provável aposentadoria da Palio Weekend 2018 é reforçada. Na verdade, não apenas o modelo 2018, mas todas as últimas versões que seguiram no mercado com a intenção de manter o modelo vivo, desde a última reestilização, em 2012.

A verdade é que a Palio Weekend 2018, atualmente mais referida pela marca como Weekend do que como Palio, parece ter seus dias contados, mas vivo no limbo entra a falta de atualização e as vendas por falta de concorrentes. Atualmente, o modelo vive a confortável posição de realizar algumas vendas sem esforço de marketing, por simplesmente não haver modelos concorrentes.

Fala-se, no entanto, que a Fiat tem a intenção de lançar um utilitário compacto na mesma faixa de preço, o que inviabilizaria a manutenção da perua na linha. O próprio conceito de perua é cada vez menos atrativo no mercado, e a Weekend claramente não faz nenhum esforço de manter-se renovada.

Entenda o que esperar da Palio Weekend 2018, ou Weekend Adventure, quais as possíveis mudanças, e qual o futuro provável da perua da Fiat:

Duas décadas de história beiram a aposentadoria

A primeira Palio Weekend, que recebeu o nome como uma extensão do hatch Palio, foi lançada em 1997 no mercado brasileiro. Desde então, recebeu quatro atualizações, sendo a mais recente em 2012, quando o modelo adquiriu os moldes atuais.

Hoje, a Palio Weekend 2018 vive entre a lista de lançamentos para o próximo ano e a lista dos modelos da Fiat que encaminham-se para a descontinuidade. Junto a ela, Siena, Palio Fire, Doblò e Idea figuram na lista como improváveis manutenções da FCA.

Fala-se no lançamento de um utilitário menor da FCA, provavelmente nos lados da Jeep, e não da Fiat, para atender ao segmento remanescente. A ideia faria sentido: a associação de utilitários e Jeep é obviamente mais intensa do que com a Fiat, e a capacidade de produção liberada pela linha Weekend facilitaria a inclusão do novo modelo.

O desaquecimento das vendas reflete-se na consolidação dos números: foram 7.300 unidades vendidas durante o último ano, o que representa mais de 25% a menos do que os números de vendas do furgão leve da marca, a Fiorino.

Poucas novidades não impedem aumento de preço

Não é nenhum segredo que a Fiat planeja realizar um aumento de preços em todo o seu catálogo para o ano de 2018. Se chegar mesmo ao mercado, a Palio Weekend 2018 não deve escapar do aumento, mesmo que não tenha nenhuma melhoria para oferecer aos consumidores.

Palio Weekend 2018

A depender da versão, o modelo pode ficar entre mil e 3,5 mil reais mais cara do que o valor atual. Isso significa que seu preço deve variar entre os quase R$ 58 mil, e os R$ 78,5 mil, segundo as estimativas da imprensa especializada. Isso a torna verdadeiramente cara, embora seja difícil realizar comparações com outros modelos, uma vez que não há concorrentes exatos de segmento para fins de comparação.

O aumento de preços geral da linha Fiat, aliás, é apontado como uma das dicas sobre a improbabilidade de o modelo retornar ao mercado em 2018.

Sem mudanças sob o capô

Nada de novo, também, no que diz respeito à motorização do modelo. Sob o capô, serão mantidas as duas opções já existentes: o 1.4 e o 1.8, ambos com tecnologia flex, ambos disponíveis nas versões Attractive e Adventure.

Em sua versão mais potente, o modelo é capaz de chegar ao cem por hora, saindo da inércia total, em menos de dez segundos. Ele também é capaz de desenvolver até 182 km/h de velocidade. Nada que impressione, em relação ao desempenho, mas bastante decente para o tamanho do carro, especialmente considerando sua boa estabilidade.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas