Início » Todos os posts » Sem categoria » Os perigos dos micro sono: como não dormir ao volante?

Os perigos dos micro sono: como não dormir ao volante?

Você está dirigindo durante uma longa viagem em uma estrada pouco movimentada e com poucas curvas acentuadas. Infelizmente, você esqueceu de fazer sua seleção musical e a rádio local é sua única companheira. Você está seguindo a viagem normalmente e – quando percebe – dá aquela famosa “pescada” com a cabeça, acordando com um grande susto e uma descarga de adrenalina. Você passou por uma experiência de micro sono.

Segundo o instituto inglês “Brake”, a experiência do micro sono atinge quase metade dos homens e quase um quarto das mulheres, e está entre os maiores perigos de uma viagem monótona, pois ocorre, muitas vezes, sem que a pessoa perceba.

O que é o micro sono?

sono-ao-dirigir

Segundo o professor Jim Horne, responsável por um dos maiores centros de pesquisa relacionados ao sono, o Loughborough University’s Sleep Research Centre, o micro sono é um episódio onde a pessoa dorme involuntariamente por cerca de cinco a dez segundos, sem perceber.

Essa situação geralmente ocorre em momentos monótonos e as pálpebras começam a pesar lentamente. A pessoa começa e se desconectar da realidade antes de fechar os olhos completamente e acorda repentinamente – geralmente com um movimento brusco e uma injeção momentânea de adrenalina.

Se a pessoa não tiver este movimento de “pescada” com a cabeça, é possível que nem perceba que acabou de dormir – o que aumenta ainda mais os riscos. O micro sono geralmente é causado pela soma entre a fadiga e a monotonia e é mais comum em pessoas jovens.

Os poucos segundos que caracterizam o micro sono podem ser pouca coisa em uma situação comum da rotina, mas são potencialmente fatais na estrada. Além do tempo desacordado, há o movimento brusco, que pode desviar a direção do carro e gerar um acidente.

Estima-se que cerca de 20% de todos os acidentes de trânsito em estradas estejam relacionados à questões do sono, que incluem o micro sono como um dos principais causadores destes acidentes.

O que fazer quando o micro sono ocorrer?

sono-ao-volante

O ideal é nunca dirigir em uma situação de privação do sono. Longas viagens, no entanto, podem gerar este tipo de situação mesmo para as pessoas que estão descansadas quando saem de casa.

Neste caso, o professor Horne indica, em publicação de seu centro de pesquisa, que o motorista pode parar em algum local seguro e beber uma dose generosa de cafeína. Como a cafeína leva cerca de vinte minutos para fazer efeito, ele recomenda um cochilo de quinze minutos, se possível, para combater o sono em duas frentes.

Dicas para não dormir ao volante

Um dos método mais conhecidos para não dormir ao volante é dividir o tempo de estrada e descanso: 20 minutos de descanso para cada duas horas dirigindo, incluindo um café, devem ajudar bastante a vencer e prevenir a fadiga. Se a fadiga começar a se tornar aparente e o micro sono aparecer, não tenha vergonha de tirar um cochilo rápido.

Ter uma pessoa ao lado também costuma ser uma ótima forma de evitar o micro sono. Ela pode ajudar conversando com você ou revezando o volante. Neste caso, a pessoa que não estiver dirigindo pode aproveitar para tirar um cochilo.

Músicas ou áudios que interessem você verdadeiramente também são grandes parceiros dos motoristas solitários. Se você estiver com sono, fazer verdadeiras performances e cantar alto no carro ajudam que você chegue à uma parada segura na estrada sem passar por nenhum acidente.

O café também ajuda a manter o condutor alerta por mais tempo, mas é importante que ele saiba que o café geralmente possui alguns efeitos colaterais nas pessoas e será necessário lidar com isso depois, se a dose for muito exagerada durante a viagem.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos