Início » Mecânica » Óleo Militec-1: funciona mesmo?

Óleo Militec-1: funciona mesmo?

O óleo Militec-1 possivelmente é um dos artifícios que mais gera debate e dúvida no mundo dos aditivos automotivos. Sua fama aumentou muito desde o uso em veículos militares, e muitos vídeos, opiniões e análises são feitas a respeito de seu uso.

Junto a toda essa mítica, muita desinformação é espalhada, o que acaba aumentando a confusão a respeito do assunto. Frente a tantas dúvidas, elaboramos este artigo esclarecendo o que é, quais os benefícios e como funciona o tão conhecido óleo Militec-1:

Óleo Militec-1: condicionador de metais

O que é o óleo Militec-1?

O óleo Militec-1 é chamado, por muitos, de aditivo de óleo, mas essa definição é incorreta. Na verdade, o Militec não é nem óleo, nem aditivo. Trata-se, na prática, de um condicionar de metais.

Isso significa que o produto é transportado pelo lubrificante, e deposita-se junto às superfícies metálicas internas do motor. Essa fixação nas superfícies garante que o óleo fique limpo novamente e passa a oferecer uma camada de proteção adicional interna.

A funcionalidade pode não parecer muito clara para a maior parte das pessoas, mas essa camada otimizada no interior do motor reduz o atrito, garantindo um funcionamento ótimo do motor, capaz de entregar mais potência e reduzir o desgaste interno.

Como funciona?

De forma extremamente resumida, é correto dizer que o óleo Militec-1 é um condicionador metálico, que faz com que a superfície na qual age seja otimizada para seu funcionamento. Significa dizer que o excesso de calor, o atrito intenso e o desperdício energético dentro do motor são reduzidos.

Quando adicionado ao óleo, esse condicionador é levado para dentro do motor, e começa a fixar-se nas “paredes internas” por onde passa. Assim, ele fortalece o metal, além de garantir que a superfície esteja melhor adaptada às funções normais do motor.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o condicionador não muda a viscosidade do óleo, nem afeta a forma de agir do lubrificante, uma vez que ele só está presente no óleo enquanto ainda não foi incorporado às superfícies do motor,

Quais os benefícios do óleo Militec-1?

Entre os principais benefícios do Militec-1, destacam-se a maior proteção e a lubrificação, que resultam em melhor desempenho, economia e redução de poluentes.

O condicionador garante que o motor sempre esteja lubrificado – mesmo em partidas a frio. Isso reduz os desgastes tão tipicamente associados a este tipo de partida, garantindo que o motor nunca trabalhe com os metais em contato direto, sem um mínimo de lubrificação. Dessa forma, obviamente aumenta-se a durabilidade do motor.

Com a lubrificação otimizada e a redução de conflito, o motor também é capaz de trabalhar melhor, sem sofrer tanto as consequências do aquecimento. Isso resulta em um aumento de potência, ao mesmo tempo em que o motor consome menos combustível (em até quase 3%, para alguns tipos de veículo). O funcionamento otimizado também auxilia na redução de emissão de gases poluentes. Em veículos militares, a emissão de gases nocivos foi para até 70%.

Fama nas forças armadas

A principal fama do óleo Militec-1 nasceu quando o produto passou a ser oficialmente adotado por praticamente todas as Forças Armadas e serviços de inteligência dos EUA. Entre todos os condicionantes metálicos, este é o único aprovado e utilizado em compras recorrentes no país, o que certamente garante uma boa credibilidade ao produto.

Aqui no Brasil, o produto chegou há cerca de dez anos, e é utilizado sobretudo por particulares e atividades de maquinários industriais.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas