Início » Carros » Novo Punto 2017 é flagrado nas ruas: confira preço, design e motor

Novo Punto 2017 é flagrado nas ruas: confira preço, design e motor

O Punto 2017 já saiu pelas estradas brasileiras em uma versão prévia. Adesivado, disfarçado e cheio de volumes em fibra para confundir os curiosos, algumas conclusões já podem ser tiradas por quem acompanha seu lançamento ao redor do mundo, especialmente no que diz respeito ao seu design.

Embora não seja necessariamente surpreendente, o Punto 2017 parece bastante atualizado. Confira:

Design repensado

Foto: Motos Novas/Reprodução
Foto: Motos Novas/Reprodução

Com os protótipos disfarçados já circulando por algumas estradas brasileiras, é possível fazer algumas conclusões sobre o design do Fiat Punto 2017. Os faróis parecem menos amendoados e mais longos, entrando pela carroceria em uma angulação mais agressiva.

Embora muito disfarçado na versão que saiu às ruas, o farol parece atender à proporção do Punto que já é vendido na Índia. A tendência de mercado, no entanto, indica que a versão brasileira deva ser um pouco menos conservadora do que aquela, podendo-se gerar expectativa por faróis bastante atuais.

O resto da dianteira, assim como nos modelos que já foram lançados, parece ser bastante inspirado no Tipo europeu, especialmente a grade dianteira, que simplesmente redimensiona o padrão global da montadora para as proporções do Punto 2017.

Outro Punto brasileiro

A cada nova geração, a expectativa é a mesma. Ao ser lançado na Europa, a primeira geração do carro não chegou ao Brasil. Anos depois, quando chegou a primeira versão brasileira, já parecia um pouco atrasado e requentado para o mercado nacional.

A Fiat parece não confiar na possibilidade de transformar o Brasil em um país apto a receber uma linha globalizada e atual e o Punto é um dos modelos que mais sofre com a decisão. Sabe-se, por exemplo que o carro brasileiro não será construído na mesma plataforma europeia do 500L, o que demonstra a quantidade de diferenças possíveis.

Segundo a montadora, é um questão de segurança, em função de parâmetros diferentes de exigência no mercado. Pode ser verdade, mas outras marcas conseguem planejar muito bem suas linhas globais para estarem adaptadas ao redor do mundo – e a Fiat certamente não busca isolar-se.

A previsão para o Punto 2017 não parece das mais promissoras: mais uma versão brasileira com proposta confusa e cara de “carro para mercado emergente”.

Possíveis motorizações

A questão da motorização já está mais ou menos definida para o Punto 2017, com muito menos mistério do que a questão de sua reestilização. A família E-TorQ de motores deve fornecer as versões atualizadas das versões 1.6 e 1.8, além da possibilidade da utilização do 1.4 GSE.

Os sistemas de câmbio devem variar entre o manual e o já conhecido Dualogic da Fiat.

Valores

Considerando que não há mudanças significativas no segmento (o que não é exatamente positivo para o Punto 2017, considerando a ampla vantagem de seus concorrentes), os valores do novo modelo deve ficar em torno do patamar atual.

Isso quer dizer que seu valor deve manter-se na ampla faixa entre a bordas dos 50 mil reais e o patamar intermediário da faixa dos 70 mil, dependendo da versão e da motorização.

Aparentemente, não há uma previsão da Fiat para solucionar sua grande linha com propostas e valores muito próximos entre si, que não parecem oferecer um grande diferencial em cada modelo.

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas