Início » Carros » Novo Prius 2017: quarta geração deve chegar ao Brasil

Novo Prius 2017: quarta geração deve chegar ao Brasil

No ano de 2016, no Salão do Automóvel de Nova Iorque, o que seria o Prius 2017 foi anunciado como a quarta geração dos híbridos da Toyota. No mercado externo, também é chamado de Prius Prime e substitui os modelos anteriores do veículo.

Confira quais novidades o Brasil deve esperar com o Prius 2017:

Mecanismo e desempenho

O novo carro utiliza basicamente os mesmos mecanismos do modelo antigo, mas com uma bateria mais discreta (mas mais eficiente) de lítio. Isso irá permitir que o veículo alcance uma distância de 35 quilômetros caso esteja dependendo apenas da eletricidade – o que não é sua ideia principal.

Não se sabe se o Prius 2017 poderá ofertar a possibilidade de condução totalmente elétrica, de acordo com o desejo do motorista, mas a montadora já divulgou a velocidade máxima de 135 km/h, dependendo de propulsão elétrica.

Além disso – e aqui aparece o dado mais importante de seu desempenho – estima-se que o veículo consiga fazer uma média de 40 km/l de combustível abastecido. Isso o tornaria, de longe, o carro mais eficiente do mercado brasileiro.

Além disso, a autonomia do carro com o tanque de gasolina cheio e a bateria completamente carregada, é estimada em cerca de 965 quilômetros. Fala-se na possibilidade de uma versão Flex para o mercado brasileiro.

Segundo a Toyota, a carga da bateria leva cerca de cinco horas e meia em uma tomada caseira regular, e metade do tempo, nos casos em que a tomada seja de 220 volts.

Foto: Car Preview/Reprodução
Foto: Car Preview/Reprodução

Mudanças Visuais no Prius 2017

As mudanças no design da quarta geração são polêmicas, especialmente para o mercado brasileiro. Abandonando o antigo visual quadrado e anguloso, o Prius 2017 chega mais baixo, aerodinâmico e agressivo.

Alguns críticos elogiam seus faróis cheios de personalidade e a segmentação de sua carroceria, enquanto outros parecem não apreciar verdadeiramente as linhas apresentadas pela Toyota.

Car Preview/Reprodução
Car Preview/Reprodução

Chegada no Brasil e Influências na Toyota

Embora não tenha sido anunciada verdadeiramente nos comunicados da montadora japonesa, já não há esforços para esconder a chegada do Prius 2017 no mercado brasileiro para o final de 2016, nos mesmos moldes da unidade vendida globalmente.

Estima-se que o carro chegue ao Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo, no final do segundo semestre, e a partir de então, já se cogita que ele venha a ser vendido – de forma ainda tímida – no mercado nacional, até consolidar-se como um veículo da linha normal da Toyota.

Alguns acreditam que o carro ainda não tenha vindo para terras nacionais em larga escala em função das mudanças cambiais e da espera pela isenção de impostos na importação de veículos híbridos e elétricos – que recentemente foi aprovada.

Atualmente, alguns modelos de Prius já circulam pelo país, especialmente em táxis e serviços de transporte, mas não fazem parte da linha de comercialização regular da montadora. A chegada oficial do Prius, no entanto, oferece uma série de dicas sobre o futuro dos outros carros da linha – em especial o Corolla.

Se o visual pouco comum assusta quem o imagine aplicado no sedã médio da Toyota, é importante considerar que as aplicações tecnológicas encontradas no Prius 2017 fazem parte do futuro próximo dos carros da linha – em especial o Corolla, em função da proximidade de suas dimensões em relação ao híbrido japonês.

1 Comentário

Clique aqui e deixe seu comentário

  • Excelente carro!! Conheci a primeira geração em 1999, quando trabalhava na Toyota e tornei-me fã do Prius. Atualmente, sou proprietário de um, ano 2013, com 19.000 km. Veículo confiável, silencioso e muito, muito econômico. Não é nenhum primor de design, mas é bonito pelo conjunto da obra. Carro híbrido verdadeiramente bonito é o Fusion, com a vantagem de utilizar a mesma tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive(sob licença). Aliás, praticamente todos os híbridos da concorrência utilizam esta tecnologia, da qual a Toyota vem desenvolvendo desde 1997!

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas