Início » Carros » Polo 2017: sexta geração deve chegar à Europa

Polo 2017: sexta geração deve chegar à Europa

Descontinuado no Brasil, o Polo 2017 promete grandes novidades no mercado mundial, embora a VW nacional não aponte qualquer dica de um retorno do veículo ao mercado brasileiro.

É sempre necessário considerar, no entanto, que a alemã já descontinuou e retornou carros para o portfólio brasileiro mais de uma vez, o que torna sempre útil manter-se informado a respeito dos modelos de circundam nosso mercado, como é – sem dúvidas – o caso do Polo.

Nova geração à vista

Não há nenhum segredo no fato de que a Volkswagen trabalha há alguns anos com o lançamento de uma nova geração para o Polo e tudo indica que o Polo 2017 será o responsável pela mudança no mercado europeu.

A versão atual, em sua quinta geração, é vendida no continente desde 2008, o que torna natural a ideia de que sua substituição já esteja preparada pelas equipes de desenvolvimento alemãs.

novo-polo-2017

Adoção da plataforma MQB

Uma das principais novidades mecânicas relacionadas ao modelo é a substituição da plataforma PQ25, utilizada no modelo atual, pela bem sucedida MQB – utilizada, no Brasil, pelo Golf, e prometida para a próxima geração do Gol, além de estar presentes em alguns modelos da Audi.

Na prática, o site italiano especializado Omni Auto cogita que será utilizada uma versão reduzida da plataforma MQB, que permite a flexibilização de suas dimensões.

Isto resultará numa redução significativa do peso do veículo, embora ele possa ganhar dimensões um pouco maiores – o que o torna mais econômico e eficiente, algo que a montadora alemã se vê obrigada a buscar, desde as acusações de adulteração dos níveis de emissão de gases.

Novo estilo

novo-polo-2017-traseira

Embora as mudanças visuais para a nova geração não sejam escandalosamente significativas, espera-se um reposicionamento de estilo interessante para o design do Polo, com um visual mais refinado e maduro, aos moldes das linhas retas e sóbrias adotadas pelo Passat atual, por exemplo.

Ao invés do visual agressivo ou descontraído que a maioria dos concorrentes estão adotando, o Polo 2017 deve chegar mais espaçoso e confortável, mas com um visual contido e bem resolvido, focado em um produto que confia em seus atributos.

Atributos mecânicos ainda não definidos

Sendo baseado na plataforma MQB, o Polo 2017 terá a capacidade de adotar motores três ou quatro cilindros com turbo, além ter a possibilidade mecânica de oferecer um motor híbrido, bastante esperado pelo mercado europeu, assim como as tradicionais versões GTI da VW.

Data de lançamento prevista

Na Europa, fala-se que o Polo 2017 de sexta geração deva ser apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, em março de 2017, para começar a ser vendido em junho do mesmo ano.

O local de fabricação, segundo as fontes do Omni Auto, deve ser mantido o atual: Landaben, na Espanha, onde a fabricante prometeu investir quase um bilhão de euros adicionais para expandir a produção.

Além disso, especula-se o lançamento de um Crossover de conceito moderno junto ao Polo 2017, baseado no conceito T-Cross Breeze, apresentado em 2016. O modelo utilizaria a mesma plataforma da sexta geração do Polo e seria a estreia da VW neste segmento de pequenos Crossovers modernos.

vw-t-cross-breeze

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas