Início » Carros » Hyundai HB20 2017: atualização leve no novo modelo

Hyundai HB20 2017: atualização leve no novo modelo

O HB20 2017 tende a ser um modelo de reafirmação das mudanças que entraram no mercado em 2016. O modelo estava no mercado brasileiro desde 2012 com poucas modificações e recebeu seu primeiro facelift significativo para 2016.

Com mudança visual importante – tornando-o ainda mais arrojado, mesclando linhas harmoniosas com toques de agressividade – e ajudando a impor ritmo ao mercado dos hatches, além de mecânica atualizada no mesmo ano, o modelo seguinte, de 2017, deve simplesmente tentar consolidar estas mudanças em uma retomada do aumento de vendas após a queda do mercado automotivo no país.

Veja qual deve ser o posicionamento da Hyundai para o HB20 2017 durante o próximo ano.

Pouca mudança após 2016

Foto: Preços Carros/Reprodução
Foto: Preços Carros/Reprodução

Assim trabalha a Hyundai em seu modelo mais brasileiro: todas as novidades importantes chegam em um único modelo e os anos seguintes encarregam-se de alguns aperfeiçoamentos e de muitas vendas.

Neste caso, a grande mudança ocorreu em 2016: novo visual, novas características mecânicas – um carro atualizado e pronto para seguir na disputa. Por consequência, cabe ao HB20 2017 participar das poderosas campanhas de marketing da montadora e fazer aquilo para o que foi criado: ser vendido.

Com esta filosofia, não se espera uma grande quantidade de novas tecnologias apresentadas para o modelo no ano que está por vir. Talvez algumas modificações simples em relação ao acabamento ou layout do sistema multimídia, mas nada que justifique um grande anúncio de mudança para o HB20.

De olho no primeiro lugar

Todos sabem que o HB20 vende muito. Na verdade, é o carro mais procurado do Brasil em mecanismos de busca online – o que obviamente se reflete nas vendas. Por outro lado, a Hyundai está mais interessada em um outro título: o primeiro lugar em vendas no Brasil.

Atualmente, quem faz as honras é o seu principal rival, o Onix da Chevrolet. As expectativas eram de que a atualização de 2016 pudesse impulsionar as vendas do modelo a ponto de tomar a posição principal no pódio, mas isso ainda não foi concretizado.

Há a possibilidade de a nova postura no Onix dar um pouco mais de espaço para o HB20 ao ser atualizado no mercado brasileiro. Tudo indica que a GM deverá posicionar a sua estrela de forma um pouco mais premium do que é atualmente ofertada (embora traga, consigo, uma série de tecnologias diferenciadas).

Isso pode dar força para que o HB20 brilhe no quesito competitividade em relação ao concorrente – uma das razões pelas quais o Hyundai vendeu tão bem ao ter sua produção trazida para o Brasil.

Foto: Preços Carros/Reprodução
Foto: Preços Carros/Reprodução

Próxima mudança ainda distante

A Hyundai não possui a tradição de ir modificando aos poucos os seus veículos. Geralmente, as mudanças são feitas juntas, em uma única atualização completa, deixando trabalhos de manutenção e pequenos ajustes para os anos que seguem.

Estas atualizações tendem a ocorrer a cada três ou quatro anos. Isso quer dizer que o anúncio do próximo modelo que efetivamente terá diferenças significativas deva ser realizado apenas em 2018 ou 2019 e a aplicação destas mudanças deva ficar para o ano seguinte.

Até lá, a montadora deve focar na promoção e no posicionamento das vendas do seu carro – que é algo que a Hyundai definitivamente sabe fazer com muita habilidade.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas