O Golf 2017 foi anunciado com uma série de modificações. Não à toa, espera-se que ele seja a transição para a oitava geração do modelo ao redor de todo o planeta. A grandeza da mudança está no fato de este ser o carro mais vendido do mundo, ultrapassando o Focus recentemente e a nova versão representar uma manobra bastante corajosa da VW para tentar manter a ponta, mesmo correndo riscos.
O novo Golf 2017 deverá receber um pouco de atenção em cada parte – motorização, design, proposta e tecnologia embarcada. Em cada um destes ponto, aliás, há ao menos uma boa surpresa com um tom verdadeiramente promissor do que se esperar para hatches que beiram a categoria premium.
As chances são de que o modelo brasileiro acompanhe as mudanças mundiais, principalmente como uma postura de tomada de posição em relação ao Ford Focus. Confira quais são estas modificações:
Novo Golf 2017: Visualmente mais esportivo
Cada reformulação visual do Golf passa por um desafio significativo: manter o visual atualizado e interessante para o público, mas sem perder a assinatura visual tão característica do modelo.
Isso quer dizer que o Golf 2017, assim como todas as outras versões futuras, enfrenta uma tarefa complicada: parecer novo, interessante, mas não deixar dúvidas para ninguém de que é um Golf, já na primeira vista.
Para isso, a VW parece estar apostando em um visual mais esportivo. Com o carro mais baixo e largo, próximo ao chão, sua dianteira torna-se horizontalmente mais alargada e verticalmente mais “apertada”, dando um tom de agressividade esportiva.
Mais autonomia para o elétrico
O Golf 2017 parece estar disposto a dar uma proposta adicional à oitava geração de maneira definitiva. Se no Brasil, a versão três cilindros gerou muita polêmica e reclamação, a nova ideia parece muito melhor recebida pelo mercado.
Trata-se do claro esforço em investir na versão elétrica e na versão híbrida do Golf VIII. Tudo indica, aliás, que ao menos uma destas versões também estará no mercado brasileiro, o que adiciona ousadia a uma Volskwagen, que vem se demonstrando bastante conservadora, até mesmo em relação ao audaz Golf.
Nos outros motores, além do 2.0 e do 1.4 que já circulam no mercado, e do três cilindros anunciados, fala-se no novo sistema de transmissão automático de 10 velocidades. É uma clara atenção da montadora alemã na questão do desempenho com eficiência energética.
Interior repensado
Por dentro, uma grande expectativa gira em torno da possibilidade de adoção do sistema infotainment que já é encontrado nos veículos da Audi. Além de ser completo e atual, um de seus grandes diferenciais é a projeção no painel do motorista, onde até mesmo os mostradores analógicos de velocidades são apresentados por gráficos digitais gerados na grande tela versátil.
No que diz respeito à tecnologia, é um grande passo para o Golf 2017, e não parece nada fora do comum que a estreia do sistema na Volks ocorra justamente com o seu carro mais vendido ao redor do mundo.
Oitava geração com produção nacional?
A maior dúvida que o anúncio da oitava geração do Golf criou no mercado brasileiro é de onde surgirão as unidades que circularão aqui. Não faz muito tempo que a VW anunciou que a produção do Golf passaria a ser nacional, na mesma planta industrial onde o conglomerado produz o A3 brasileiro.
No entanto, a VW possui um hábito já conhecido que pode ameaçar a produção nacional do Golf 2017: raramente inicia a produção de um novo modelo já no Brasil.
Seria uma grande perda para a competitividade do modelo voltar a importar as unidades em tempo de valores cambiais tão instáveis, mas – ao mesmo tempo – seria a garantia de que o Golf 2017 estaria tão atualizado quanto em todo o mundo (fato que pode não ocorrer, caso seja produzido aqui).
Novo Golf 2017: Preço e versões
- Comfortline 1.6 MSI: R$ 78.130 (preço anterior R$ 76.590)
- Comfortline 1.6 MSI Tiptronic: R$ 83.530 (preço anterior R$ 81.990)
- Highline 1.4 TSI: R$ 95.670 (preço anterior R$ 93.790)
- Highline 1.4 TSI Tiptronic: R$ 101.070 (preço anterior R$ R$ 99.190)
- GTI 2.0 DSG: R$ 123.110 (sem aumento)
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