Início » Carros » Audi A3 2016: conheça o novo modelo

Audi A3 2016: conheça o novo modelo

Foi no ano de 1996 que o primeiro Audi A3 chegou em terras brasileiras, diretamente da Alemanha, para ser vendido como um hatch premium. Desde então, o modelo passou a ser parte dos sonhos de consumo da escalada de exclusividade automobilística de muitos motoristas.

Sua segunda geração recebeu a produção nacional, que durou menos do que a expectativa do mercado para o modelo e alguns anos se passaram até que o Audi A3 voltasse a circular em modelos atualizados no Brasil.

Apenas no ano de 2013 que a montadora alemã voltou a importar seu A3 para a revenda no Brasil de forma direta, reaquecendo o cenário para o Audi A3. Já em sua terceira geração, o veículo ainda é importado (diferentemente de seu sedã) e apresenta uma série de qualidades que o colocam como um dos melhores hatches do Brasil.

Confira as principais características e as versões do Audi A3 2016:

Foto: Auto Evolution/Reprodução
Foto: Auto Evolution/Reprodução

Desempenho

Os fissurados por números esportivos em automóveis podem decepcionar-se, à primeira análise, com os dados trazidos pelo Audi A3 2016. Há, para o modelo, duas versões de motorização:

A primeira é a 1.4 turbo com 122 cavalos de potência e abastecido à gasolina.

A segunda é a 1.8 turbo com 180 cavalos de potência, também à gasolina.

Estes dados podem decepcionar, pois representam uma diminuição de potência. Na versão anterior, o modelo com motor mais potente era um 2.0 com 200 cavalos. Embora possa desanimar no papel, é importante considerar que o carro também perdeu 80 kg, e seu desempenho, na prática, não foi prejudicado.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre no espaço de tempo de 7,3 segundos e a velocidade máxima indicada pela fabricante é de 232 km/h.

Visual

Sobre o design, o Audi A3 2016 pode receber a seguinte observação: é, definitivamente, um Audi de verdade.

Por fora, a beleza conservadora e sutil que a Audi costuma apresentar em sua frota de modelos não-esportivos é o que marca o veículo. Atenção especial deve ir para a traseira, que divide as opiniões entre os que a adoram e os que acham muito alongada.

Por dentro, a assinatura de um Audi se completa. Linhas belíssimas e um material visivelmente sofisticado e agradável para o usuário levam os olhos dos passageiros a uma tela de 12.8 polegadas que surge do meio painel quando o carro é ligado. O Audi A3 2016 parece justificar a cada momento, em cada pedaço de seu interior, porque é considerado um dos melhores hatches do país.

Foto: Auto Evolution/Reprodução
Foto: Auto Evolution/Reprodução

Pouco inovador?

À primeira vista – principalmente focando-se apenas no aspecto visual externo – o Audi A3 2016, e a terceira geração do veículo de maneira geral, parece quase que incomodamente muito semelhante às gerações anteriores.

É parte da metodologia conservadora da Audi fazer um modelo indiscutivelmente bonito, mas que arrisca-se pouco em relação ao design, especialmente em seus veículos de linha mais regular do que esportiva.

Ao se transportar a análise para uma perspectiva um pouco mais aprofundada, percebe-se que esta impressão visual é simplesmente uma conclusão precipitada. O A3 deixa claro que oferece uma proposta bem definida e útil para seu proprietário, que é visivelmente diferente dos modelos anteriores.

Ele oferece a esportividade que marcou o carro, mas traz uma resposta mais adaptada às cidades e suas necessidades. Com sete marchas, ele pode ser mais econômico e adaptar-se, de acordo com o modo de direção escolhido, à forma de dirigir que o motorista optar no sistema.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas

Gostou desse carro? Dê sua nota!

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (No Ratings Yet)
Loading...
teste