Rosto razoavelmente novo, motores iguais e preço mantido definem a nova versão da Chevrolet S10 2017. O modelo parece não ter certeza se tem fôlego para brigar com a concorrência com qualidade, nem se está pronto para enfrentar a nova geração de picapes intermediárias que estão assustando alguns segmentos do mercado automobilístico.
Confira o que há de novo na S10 2017:
Mudanças visuais
As principais mudanças recebidas pela S10 2017 são visuais. As modificações parecem ter realizado, na picape, uma mescla do modelo 2016 e a Colorado, da Chevrolet EUA – equivalente à S10 no país.
A dianteira é a parte que recebe a maior quantidade de modificações, tornando-se mais reta do que o modelo anterior, com grades mais angulares e um feixe de LEDs nos faróis, que dá a assinatura de modelo atualizado ao carro.
Sem mudanças no motor e escolhas pouco justificadas para a transformação visual, é difícil dizer se o facelift era verdadeiramente necessário. Por dentro, a S10 2017 ainda parece bastante atrás de seus concorrentes, especialmente no que diz respeito ao layout do painel e da central multimídia, mesmo que esta possua o elogiado sistema MyLink, que permite o pareamento com smartphones.
Nova suspensão e direção
Fora daquilo que é visível no veículo, a S10 2017 apresenta mudanças que não são tão significativas quanto motores novos, mas apresentam diferenças importantes na dirigibilidade do carro, especialmente em uma picape do seu tamanho.
O veículo receberá mudanças estruturais e nova configuração na suspensão tornando o carro mais adaptado a estradas não asfaltadas, e aumenta significativamente o conforto dos motoristas e passageiros nestas situações, segundo o observado nos testes do veículo.
Além disso, a direção hidráulica irá ser substituída por um sistema de assistência elétrica, variando a rigidez da torção de acordo com as circunstâncias nas quais o veículo se encontra (velocidade, terreno, etc).
Majestade perdida
A Chevrolet parece esforçar-se para recuperar os dias de glória da S10, que já não são tão recentes. Após a troca de geração da Hilux, a picape perdeu espaço e, enquanto tentativa ainda competir com o veículo, recebeu outro choque: o lançamento da Fiat Toro no segmento de picapes intermediárias.
A reformulação com preço mantido pela GM pode ser uma tentativa de responder a estes movimentos de mercado que dificultam a recuperação de espaço da picape. Por outro lado, suas mudanças relativamente tímidas podem gerar questionamentos em relação ao quanto a Chevrolet está disposta a apostar no veículo.
Chevrolet S10 2017: Preços e versões
Quando se fala em facelift e modificações no veículo, um elemento quase garantido deste processo é a adoção de uma nova tabela de preços – obviamente, com valores mais altos. No caso da S10 2017, no entanto, a surpresa parece ter sido mais em relação ao seu valor do que em relação às mudanças recebidas pelo modelo.
A S10 2017 chega ao mercado reestilizada pelo mesmo valor que era vendida em 2016. Embora, por si só, o dado não pareça tão relevante, ele faz uma grande diferença na configuração geral do mercado de picapes.
A S10 2017 será a mais barata entre as concorrentes do segmento, desde sua linha de entrada, até os modelos top de linha. Nas versões top, a diferença pode ser de mais de 10 mil reais abaixo da Ranger, e mais de 20 mil reais abaixo do preço da Hilux.
- S10 Cabine Dupla 2.5 Flex 4×2 LT Manual – R$ 97.890
- S10 Cabine Dupla 2.5 Flex 4×4 LT Manual – R$ 106.590
- S10 Cabine Dupla 2.5 Flex 4×2 LTZ Manual R$ 113.690
- S10 Cabine Dupla 2.5 Flex 4×4 LTZ Manual – R$ 120.790
- S10 Cabine Simples 2.8 Diesel 4×2 LS manual – R$ 105.590
- S10 Cabine Dupla 2.8 Diesel 4×2 LT manual – R$ 127.290
- S10 Cabine Dupla 2.8 Diesel 4×4 LT manual – R$ 139.290
- S10 Cabine Dupla 2.8 Diesel 4×4 LTZ automática – R$ 150.190
- S10 Cabine Dupla 2.8 Diesel 4×4 High Country automática – R$ 167.490
Comentar