Início » Todos os posts » Carros » Nova Duster Oroch 2017: a pioneira das picapes intermediárias

Nova Duster Oroch 2017: a pioneira das picapes intermediárias

A Renault parece ter encontrado um segmento interessante para quem busca uma picape espaçosa, mas sem as características gigantescas da médias nacionais: a Duster Oroch. O veículo encontra-se no meio das picapes leves, como Strada, Saveiro e Montana, e das médias, como Hilux, Frontier e S10.

A Duster Oroch 2017 é a primeira atualização do veículo e, na prática, será apenas uma atualização de modelo no sentido oficial, pois não há novidades previstas para um carro tão novo quanto o Oroch.

Apesar da escolha polêmica do nome, o veículo incomoda os outros dois segmentos, e já é acompanhada pela Fiat Toro (um pouco mais cara, mas com proposta semelhante) no estabelecimento desta nova categoria de picapes.

Confira as principais  características da Duster Oroch 2017:

Estreando um segmento

Foto: Carros e Carros/Reprodução
Foto: Carros e Carros/Reprodução

Em seu primeiro ano, ainda não há o balanço do desempenho da Renault nas vendas do Oroch pelo Brasil. Qualquer que tenha sido ele, seu aparecimento tem um quê de revolucionário.

A proposta foi audaz e interessante e antecipou-se ao lançamento da Toro no mercado nacional. Aproveitou-se da estrutura brasileira para fazer uma carro produzido nacionalmente e criou um modelo extremamente competitivo em relação ao valor comum das picapes no país.

O veículo é muito mais barato (mesmo que em suas versões mais caras) do que uma picape de tamanho médio tradicional e, ainda assim, apresenta um valor que incomoda as pequenas picapes – principalmente em suas versões de cabine dupla. Neste sentido, a Renault parece ter acertado em cheio no posicionamento de sua Oroch.

Assinatura de utilitário

Ao se dirigir o veículo, não há muitas dúvidas: definitivamente comporta-se como um utilitário. Na prática, isso não é necessariamente ruim, pois o mercado brasileiro soube acostumar-se e reagiu muito bem ao comportamento específico deste tipo de carro.

Há quem aposte, inclusive, no segmento das picapes intermediárias como um concorrente direto ao dos utilitários. Muitos afirmam que é improvável que isto aconteça, em função do desperdício de funcionalidades físicas de uma picape, mas não é necessário fazer muito esforço para encontrar donos de picapes (e até mesmo de utilitários) que não dependem dos principais atributos de seus veículos.

Na prática, a Duster Oroch é uma picape com jeito de utilitário – especialmente no que diz respeito ao conforto e ao espaço interno do veículo, colocando-se como uma opção familiar bastante viável.

Carros e Carros/Reprodução
Carros e Carros/Reprodução

Comparação com a concorrência

Atualmente, a concorrente direta da Oroch é a Fiat Toro, também fazendo parte deste novo segmento de picapes alternativas. No entanto, a versão mais completa da Duster é mais barata do que a versão básica da Toro (cerca de quatro mil reais na primeira metade da faixa dos setenta mil).

Por isso, o segmento já parece ter suas divisões e oferece espaço o suficiente para que ambos convivam. Mesmo mais cara, a Toro firma-se como uma opção maior, mais tecnológica e bem mais distante das picapes pequenas do que a Oroch. Esta, por sua vez, apresenta uma série de vantagens relacionadas ao custo-benefício e às dimensões para a utilização mais urbana, especialmente para quem procura uma alternativa com mais conforto em relação às pequenas picapes.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos