A Amarok 2017 tenta ajustar a picape da Volkswagen ao gosto do público brasileiro da maneira progressiva como vem fazendo desde a sua chegada ao mercado nacional, ainda em 2011. Desde lá, o modelo não apresenta condições ruins ou maus resultados, mas não encontrou um verdadeiro diferencial para ter um desempenho suficientemente bom a ponto de ultrapassar a concorrência bem estabelecida há tantos anos de mercado.
A montadora parece fazer tudo certo e, ao que tudo indica, parece ter um boa ideia do que o público realmente deseja. Apresenta um veículo robusto, que se esforça constantemente para passar esta imagem de força e confiabilidade.
A grande dúvida é se as aplicações reais deste gosto mercadológico virão nesta atualização de meia idade ou na troca de geração, já prevista pela marca. Confira:
Facelift esperado para 2017
O facelift da Amarok 2017 não chegou a ser verdadeiramente escondido pela Volkswagen. Após cinco ou seis anos de mercado, é natural esperar que a montadora faça modelos atualizados.
Além disso, a grande circulação de protótipos camuflados da montadora ao redor da linha de produção não ajudam a fazer com que os rumores saiam da mídia especializada. Novos protótipos indicam uma fase mais ou menos avançada de produção da novidade.
Isto significa que pode-se esperar a Amarok 2017 com cara nova e grade diferenciada (segundo o que se pode estimar dos protótipos) para a metade do ano de 2016 – entre junho e julho. Vale lembrar que o mês de agosto provavelmente não apresentará novos modelos, em função das Olimpíadas, o que está fazendo com que alguns lançamentos sejam antecipados.
Equipamentos e tecnologia
O novo modelo deve trazer suas principais mudanças na tecnologia integrada ao veículo, especialmente em seu interior. Espera-se uma reformulação no painel e no sistema multimídia.
Esperança especial está sendo depositada em um sistema semelhante ao já presente no Fox e no Gol, com possibilidade de utilização do Apple Car e do Android Auto, que permitem a sincronização entre dispositivo do passageiro ou do motorista e o sistema multimídia do carro, oferecendo aplicativos e funcionalidades diferenciadas para a utilização dentro do carro.
Isso indica uma clara estratégia do VW de apostar em diferentes qualidades da Amarok 2017 para tirar conclusões mais claras sobre o seu mercado antes da troca de geração. A montadora já sabe que o mercado responde bem à imagem de um carro forte e resistente – agora parece buscar os ajustes no que diz respeito à tecnologia.
Acompanhando o ritmo de mercado
Não dá para dizer que a picape da VW não tenha se estabelecido no seu segmento. Com vendas razoáveis, o carro já faz parte do clube dos carros que viajam entre a cidade e a fazenda – mas isso traz certas desvantagens.
Se é parte de seu grupo, é porque traz poucos diferenciais. Não apenas a Amarok 2017, mas praticamente todos os seus concorrentes já passaram por reestilizações ou estão com elas marcadas pelas equipes de engenharia.
Tanto a concorrência da categoria como a possibilidade de carros menores, como a Fiat Toro, tomarem uma parcela significativa do mercado parecem preocupar as montadoras. Em termos práticos, isso significa que a Amarok 2017 está deve chegar de acordo com o seu segmento – mas todo o seu segmento parece não saber direito para qual direção seguir.
Nova geração com data marcada
Uma boa solução para este problema de posicionamento pode estar na nova geração, que já tem sua data marcada para 2020 e – segundo correm alguns boatos – já está sendo trabalhada e refletida há algum tempo, ao menos em conceito.
Alguns indicam que o projeto Power-Pickup terá novas versões, que servirão de inspiração para a picape da VW em sua nova geração, que precisa não apenas estar adequada para seu segmento, mas oferecer algo que a coloque a frente dele.
Apenas não gostei do acabamento interno dela.