Início » Carros » Nissan Leaf 2018 chega em nova geração

Nissan Leaf 2018 chega em nova geração

Com lançamento do projeto em feito em 2011, o Nissan Leaf 2018 possivelmente será a segunda geração do modelo que é o elétrico mais vendido, em números totais, na indústria. Apesar de algumas atualizações ao longo dos anos, pouca coisa mudou de fato no Leaf, e a chegada de uma nova geração é bastante esperada – especialmente no mercado de elétricos, que mudou bastante nos últimos sete anos.

Inicialmente, esperava-se que atualização ocorreria de forma paralela ao Volt da GM, mas tudo indica que será o Nissan Leaf 2018 que carregará a segunda geração, com tempo para observar as reações à mudança do concorrente, feita em 2016.

Embora a montadora tente manter vários segredos sobre o modelo, diversas informações já podem ser consideradas praticamente certas. Confira as especulações a respeito do Nissan Leaf 2018, a (provável) segunda geração do elétrico japonês:

Visual deve tornar-se mais convencional

Não é difícil encontrar alguém que ache o visual do Leaf original interessante e ousado – o que é um ponto positivo. O problema é que é igualmente fácil encontrar alguém que o ache terrível. Sem dúvidas, este é um problema comum entre os vanguardistas entre os elétricos: muitos confundiram a nova motorização com a necessidade de criar um carro com jeito futurista.

Com o passar dos anos, no entanto, percebeu-se que o público tem interesse em um carro elétrico que simplesmente pareça um carro. Nada de Jetsons ou conceitos malucos: um modelo visualmente interessante que seja, de forma independente do visual, elétrico.

Ao que tudo indica, o Nissan Leaf 2018 pretende atender a este desejo, e provavelmente irá tornar-se mais convencional. Isso não significa que o carro deva ficar sem graça. As projeções indicam um modelo agressivo e atraente, pronto para fazer parte do mercado, mantendo seus traços originais como uma inspiração razoavelmente distante.

Melhorias na autonomia

Para todo carro elétrico, a autonomia da bateria é um dos pontos mais relevantes. No caso do Nissan Leaf 2018, não é diferente. Atualmente, o modelo é capaz de atingir pouco mais de 170 quilômetros com uma única carga, o que é um número bem tímido.

Nissan Leaf 2018

Informações oficiais de algum tempo atrás mencionavam entre 200 e 240 quilômetros de autonomia para a nova geração, o que seria mais interessante. Por outro lado, seu principal concorrente – o Chevrolet Bolt – entrega uma autonomia de 380 quilômetros com uma única carga. Isso obrigaria o Leaf a poder andar pelo menos mais de 300 ou 320 quilômetros com sua bateria, para não ficar muito atrás na competição.

A verdade é que a Nissan certamente trabalha em baterias de maior capacidade. A marca é conhecida por não exagerar em suas promessas, e geralmente entregar bons resultados. Uma proposta que começa a popularizar-se no mercado de elétricos é a oferta de versões diferentes, baseadas em baterias de capacidades distintas.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o Nissan Leaf 2018 promete não apenas mais de 320 km de autonomia por carga, mas a adição da tecnologia ProPilot. Ela permite que, dentro de certas circunstancias, o carro guie-se de maneira autônoma.

Possível troca de bateria

Uma notícia mais relacionada ao mercado, mas que pode impactar no valor e na autonomia do modelo é a notória relação entre fornecedores de bateria. A Nissan é uma das poucas marcas do mercado a produzir suas próprias baterias para carros elétricos, em uma empresa comprada pela marca.

A maior parte da concorrência, incluindo a Chevrolet, conta com baterias de LG Chem que – em função de seu maior alcance, oferece valores mais competitivos.

Segundo alguns rumores no mercado, o Nissan Leaf 2018 pode beneficiar-se de conversas de longo prazo entre a montadora japonesa e a nova fornecedora de baterias para parte de sua linha. Acredita-se que ao menos uma das versões do modelo contem com baterias  da LG Chem para testes, o que pode representar uma autonomia semelhante à do Volt e maior competitividade.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas