A atualização do New Fiesta 2017 é um ponto muito importante para a Ford Brasil: um de seus carros mais vendidos no país, com ótima recepção de público, o Fiesta deve continuar seguindo a linha da montadora de manter seus carros de forma global.
É um desafio especial, pois o modelo recebe muita atenção e expectativa, e é fabricado no Brasil. Esta é, aliás, uma boa definição para o que representa o New Fiesta 2017 – um brasileiro totalmente globalizado.
Será a atualização do modelo no período economicamente mais difícil desde que recebeu sua última atualização de geração, e é natural que haja certa apreensão para saber-se dos resultados.
De acordo com o anúncio da atualização da Europa, o New Fiesta 2017 deve vir maior e mais espaçoso, com atualizações tecnológicas em seu interior, mas não deve surpreender na questão visual.
Mesma plataforma, mais espaço
Com previsão de entrada no mercado brasileiro na reta final de 2016, o New Fiesta 2017 deve receber algumas mudanças significativas, mas que não são muito chamativas à primeira vista.
Seguindo a tendência da linha europeia, o modelo deve ganhar alguns milímetros extras, tanto na largura quanto no comprimento. A plataforma, no entanto, deve seguir a mesma utilizada atualmente, o que leva a crer que as diferenças de dimensão não sejam tão exageradas.
De qualquer forma, o resultado da mudança é óbvio: mais espaço e mais conforto, dando solidez ao New Fiesta 2017 frente aos seus concorrentes, e aumentando as diferenças entre ele e o Ka – o que é necessário em um mercado de hatches com segmentos tão próximos uns dos outros.
Mudanças visuais
Espera-se uma atualização visual de rotina para o New Fiesta 2017, como vem acontecendo com o modelo nos últimos anos. As atualizações anuais ajudam o carro a manter-se sempre dando ritmo a seu segmento, evitando que se torne obsoleto.
Para 2017, segundo a tendência europeia que certamente será acompanhada pelo modelo brasileiro, o facelift deverá ser leve, trabalhando um pouco mais a dianteira do Fiesta aos moldes do que se apresenta no Focus.
O facelift é necessário, inclusive, para lidar com as mudanças de dimensões no veículo, que deverão afetar sua aerodinâmica, ao apresentar um carro mais largo. Por isso, a nova aparência deve buscar compensar as diferenças, funcionando como um importante fator de eficiência energética.
Novo motor?
Com o sucesso do motor Sigma 1.5, especialmente no que diz respeito ao consumo do modelo, o New Fiesta 2017 muito provavelmente não deve abrir mão de sua motorização atual, que também possui a versão 1.6 do Sigma.
No entanto, fala-se bastante sobre a possibilidade de adição de um 1.0 três cilindros para o New Fiesta 2017. O assunto não é novo para o modelo, mas o momento econômico sugere que esta seria uma boa hora para que o lançamento fosse feito, focando-se em economia.
Não há, na prática, nenhuma confirmação de que se considere de maneira mais séria a implementação do motor menor na linha brasileira, aos moldes do que foi realizado com o Ka.
New Fiesta 2017 Vignale
Outro rumor sobre o New Fiesta 2017 anda na direção oposta da possibilidade de um três cilindros de menor custo, que é a versão premium do modelo, chamada de Vignale. É uma estratégia semelhante à adotada pelo Citroen com o seu DS3 – a versão hatch premium do C3.
Além de concorrer diretamente com o DS3, o modelo estaria hábil para competir com outros hatches premium de início de linha, como o A1 da Audi e os modelos de MINI com requinte não tão alto.
Seria um conceito corajoso por parte da Ford, mas improvável para o próximo ano do modelo, considerando que não há nenhum anúncio oficial, e os rumores não são endossados por nenhum executivo da marca.
New Fiesta 2017: Preços e versões
- SE 1.6 MT: R$ 51.990
- SE Style 1.6 MT: R$ 54.660
- SEL 1.6 MT: R$ 58.790
- SEL Style 1.6 MT: R$ 59.330
- SEL 1.6 AT: R$ 64.990
- Titanium 1.6 MT: R$ 63.300
- Titanium 1.6 AT: R$ 67.890
- Titanium Plus 1.6 AT: R$ 70.690
- Titanium Plus 1.0 EcoBoost AT: R$ 71.990
Comentar