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Motos esportivas: Design, características e categorias

As motos esportivas são aquelas que possuem o foco no desempenho de alta velocidade. Isso inclui não apenas desenvolver uma alta velocidade. Uma boa moto esportiva deve ter boa aceleração, frenagem e capacidade de fazer curvas em alta velocidade.

Em geral, são motos menos preocupadas com o conforto e com a economia de combustível, e são desenvolvidas especificamente para ruas e estradas pavimentadas. Elas são especialmente desenvolvidas para aqueles que gostam da adrenalina da velocidade.

As motos esportivas não são especialmente recomendadas para quem está iniciando no mundo sobre duas rodas. São mais difíceis de serem controladas, especialmente por quem não tem o hábito de pilotar em alta velocidade.

Há diversos tipos de motos esportivas, que começaram e subdividir-se na década de 1970 em diferentes categorias. Nos anos 1990, elas tornaram-se mais diversas, com variações mecânicas e de design.

Design e características

O foco em velocidade não significa que o design seja prejudicado. Embora haja algumas convenções que quase sempre repetem-se nas escolhas visuais, é inegável que o design esportivo é admirável nas motos.

Sua construção precisa ser feita a favor da ergonomia e da aerodinâmica da máquina e do piloto. Isso faz com que os pés fiquem mais próximos ao corpo durante a pilotagem, e haja uma inclinação mais horizontal sobre a motocicleta.

Motos esportivas: Kawasaki H2R

O peso está concentrado especialmente sobre a região do tanque, evitando desequilíbrios. Para favorecer a performance, os materiais utilizados geralmente apelam para a leveza do conjunto. De forma geral, todo o desenho da moto é focado na fluidez e na diminuição da resistência do ar.

Além disso, os pneus tendem a ser maiores e mais largos do que os utilizados em outros tipos de motos. Isso permite curvas mais estáveis em alta velocidade.

Motos esportivas: Categorias

As terminologias que definem as categorias existentes de motos esportivas não são exatamente bem definidas. Cada local, competição ou fabricante pode definir suas esportivas da forma como definir. No entanto, as definições mais comuns tendem a equivaler com a Federação Internacional de Motociclismo, especialmente no que diz respeito à competitividade.

No geral, a definição baseia-se na potência do motor, na faixa de preço e na sua intenção de uso. No Brasil, é comum utilizar seu peso e quantidade de cilindradas. A forma mais comum de se definir as motos esportivas são:

Esportivas Leves:

As motos esportivas leves são uma espécie de versão de entrada – geralmente as primeiras esportivas dos pilotos. Isso não significa que elas não desenvolvam performances impressionantes.

Geralmente são motos de até 500 cilindradas, e muitos fabricantes possuem versões leves de suas grandes esportivas, como uma espécie de “demonstração”. São, também, as mais acessíveis entre as esportivas.

Esportivas médias:

As motos esportivas também são chamadas, por muitos, de superesportivas. Boa parte destas motos são classificadas como motos de competição ao redor do mundo. Alguns dos principais torneios de motovelocidade do mundo são realizados sobre esportivas médias. Elas geralmente possuem entre 600 e 750 cilindradas disponíveis.

Liter-class:

As liter-class são motos de até 1.000 cilindradas, com características similares às esportivas médias. Em muitas categorias, motos até 1.000 cilindradas são consideradas, ainda, motos médias.

Open class:

A categoria livre, também chamada de hiperesportiva, é um termo utilizado para definir motos mais potentes do que as superesportivas. São motos que apresentam desempenho diferenciado e – por vezes – até mesmo uma proposta diferente dentro das esportivas.

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