Início » Todos os posts » Motos » Motos Custom: conheça os modelos estilosos

Motos Custom: conheça os modelos estilosos

As motos custom são um fenômeno global, pois expressam algo muito interessante sobre os apaixonados por motos que decidem ir por este estilo. Atribuir o nome “motos custom” a um estilo, aliás, não é a coisa mais correta a se fazer. O termo custom vem do inglês customize que significa personalizar, modificar para algo singular, acostumar ao gosto de seu dono.

É isto que esse grande estilo faz ao subdividir-se em diversas características únicas e, muitas vezes, gerar motos que simplesmente não se encaixam em nenhum estilo. A beleza das motos custom está na possibilidade de elas se tornarem um reflexo preciso da personalidade de seus donos.

Há, no entanto, diversos subtipos que são mais famosos no meio de motociclistas (todos eles, obviamente, com seu devido grau de personalização). Se você quer conhecer mais sobre este mundo fascinante, confira a lista dos principais estilos de motos custom que rodam o mundo e entenda quais as características de cada um:

Café Racer

Embora geralmente relacionemos o estilo custom às grandes Choppers e seus longos garfos, o estilo que realmente traduz o movimento é, sem dúvidas, o Café Racer. É um estilo bastante singular, que busca inspirar-se em motos de corrida e um formato minimalista de moto, com uma assinatura própria.

Não é difícil identificar uma: grande tanque de gasolina, assento do piloto minimalista e reto, distante da dianteira da moto, guidão pouco destacado, paralelo à barra, e mais do que metade da parte mecânica da moto exposta sob o piloto.

cafe-racerBobbers

As Bobbers são clássicas entre as motos custom. Barulhentas, com o assento tipicamente baixo e guidão reto, levemente curvado para baixo, as Bobbers são uma espécia de versão norte-americana para o que representam as Café Racer, em relação ao Reino Unido.

São uma assinatura da individualidade e da atitude, criadas pelos soldados americanos que voltaram da Europa inspirados para criar um estilo que resumisse as motos ao que era essencial para que fossem potentes e estilosas.

bobber

Choppers

As Choppers são inconfundíveis entre as motos custom e podem ser personalizadas a um nível extremo. Guidões longos alcançam o piloto, confortavelmente sentado em seu assento, frente à roda traseira.

A grande vantagem é o espaço e o potencial de personalização de praticamente tudo neste modelo: a cor, o tipo de material, a altura da moto, a distância do garfo dianteiro…

É uma subcultura surgida das Bobbers nos anos 60, com um novo nível de modificação além da retenção ao mínimo possível. O estilo popularizou-se de verdade com o lançamento do filme Easy Rider, de 1969, tornando-se um grande sucesso global.

American_Chopper

Flat Trackers

As Flat Trackers representam outro estilo de motos custom dos EUA com inspiração em modelos internacionais. Na prática, elas são uma espécie de off-road do estilo Café Racer – o que explica bastante de seu visual exposto e simples, mas com as comodidades necessárias para percorrer caminhos menos confortáveis do que o asfalto.

Atualmente, elas não representam, na prática, motos apropriadas para corridas off-road, mas todo o seu visual remonta suas origens: pneus dentados, visual robusto e estrutura de pilotagem feita para absorver os impactos de uma estrada difícil ainda são assinatura do estilo.

flat-tracker-harley

Motos Custom Artísticas

Muito mais raras, este estilo acontece quando artistas resolvem expressar sua visão singular em um objeto sobre duas rodas. As motocicletas são um símbolo da liberdade e da individualidade e são inspiração para alguns artistas tratarem o tema como sua inspiração.

Bons exemplos de artistas que trabalham com a imagem das motos como sua inspiração primordial são Max Hazan e o famoso Shinya Kimura. Embora todas as motos custom sejam uma obra de arte por si só, estes dois realmente conseguem subverter suas características para criar algo absolutamente novo a cada obra.

Comentar

Clique aqui e deixe seu comentário

Carros 2019: Confira os principais lançamentos