Início » Motos » Motos Cafe Racer: Conheça o estilo de customização

Motos Cafe Racer: Conheça o estilo de customização

De forma simplificada, motos cafe racer são máquinas que foram modificadas para corridas urbanas, no passado. Seu nome, aliás, é derivado dos “cafes” onde os participantes do movimento encontravam-se e marcavam suas corridas.

O movimento é originário da Inglaterra, especialmente em Londres. Segundo a lenda, os bons pilotos colocavam uma música para tocar e faziam seu circuito em velocidade o suficiente para voltar antes do final da canção.

Conheça a história das motos cafe racer e suas principais características:

Um pouco de história

Segundo os termos da época, o objetivo só poderia ser alcançado se o piloto chegasse ao ton. Ton era o nome dado à marca das 100 milhas por hora – cerca de 160 km/h. O problema era que, nos anos 1960, encontrar motos acessíveis que chegassem ao ton era uma tarefa difícil.

As opções eram escassas, e quase nunca atingiam a velocidade desejada. Para o trabalhador comum que gostava de motos, comprar um equipamento tão potente era um sonho distante. Por isso, a única opção era transformar uma moto mais barata em algo mais potente.

Este processo de transformação era realizado com peças prontas. Isso tornava a transformação mais simples e acessível para todos. As mudanças das motos cafe racer não ocorriam em uma única vez. À medida que o orçamento de seus donos permitia, mais partes eram adicionadas. Com o tempo, a escolha de peças e estilos começou a gerar um estilo bastante próprio. Hoje, este estilo é entendido como o café racer.

Como são as motos cafe racer?

Por se tratar de um estilo altamente personalizado, as motos cafe racer apresentam diversas diferenças. No entanto, há algumas características em comum que as definem como parte do estilo.

R1M Cafe Racer
R1M Cafe Racer

Elas possuem um característico visual horizontalizado, dando a impressão de serem um pouco mais baixas. Geralmente apresentam carburadores maiores, o que exige abafadores e silenciadores de maior qualidade.

Outra característica visual interessante, é sua tonalidade mais vintage. Muitos associam as motos cafe racer a um estilo essencialmente cyberpunk. Este é o charme que manteve a tradição do estilo viva durante as últimas décadas.

Qual a sua importância?

A necessidade por peças específicas e por potência a baixo custo fez com que as motos cafe racer auxiliassem no processo de crescimento do mercado de peças de moto. Nos anos 1960, a disponibilidade nem sempre atendia aos objetivos específicos do público.

Mais do que disponibilizar peças relacionadas ao desempenho, fabricantes começaram a desenvolver substitutos para praticamente todas as partes das motos. Isso incluiu bancos, tanques personalizados e guidões.

Cafe Racer Honda

Para adicionar um visual mais específico de corrida, donos de motos cafe racer pensaram em outras adições. Muitos casos incluíam carenagem adicional em diversas partes da moto. Curiosamente, a ideia era utilizar carenagens menores e mais específicas. Desta forma, os belos motores que receberam tanta atenção poderiam ficar mais visíveis.

Todas estas mudanças possuem importância específica. Algumas auxiliaram a definir tendências de design sobre duas rodas. Outras fazem parte da evolução histórica da customização de motos.

As motos cafe racer representam, na prática, o movimento motociclístico do pós guerras inglês. É a expressão mecânica da classe operária em um momento de reconstrução. Por isso, além de incríveis, são parte importante da história.

Carros 2018: Confira os principais lançamentos

Acompanhe nossas atualizações

Recurso de multas