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Motor de partida: funcionamento e principais problemas

Motor de partida, também conhecido como motor de arranque é o responsável por fazer o motor principal dar os seus primeiros giros. Assim como o alternador, os motores de partida também são peças elétricas do veículo.

Em carros mais novos, é quase impossível de um motor arranque apresentar defeito, justamente por que os eles possuem diversas melhorias de engenharia, poupando ao máximo o motor de arranque.

Quando surgiu o motor de arranque

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O primeiro motor de arranque conhecido no mundo automotivo surgiu em 1912, em um Cadillac, nos Estados Unidos, e a partir de então, as mulheres começaram a possuir mais acesso aos automóveis da época, uma vez que para ligar um carro não era mais preciso ter força para girar a manivela. A Kombi foi um dos últimos carros que utilizou manivela em suas primeiras unidades. Mas só em 1927 passou a equipar os veículos dos fabricantes, e desde então o motor de partida equipa os carros até os tempos atuais.

Veja também: Limpar o motor do carro: riscos e como fazer corretamente

Componentes do motor de partida

O motor de partida é formado por diversos componentes, como no caso dos mancais; dos impulsores de partida ou bendix; dos induzidos; da bobina; do suporte de escovas ou porta-escovas; e os solenoides automáticos ou também chamado de chave magnética.

Como funciona o motor de partida no veículo

Quando o motor de partida é acionado, é formado um campo magnético entre a bobina e o induzido, que é energizado pelo porta-escovas, que recebe energia direta da bateria do veículo. Quando isso ocorre, o campo magnético faz o bendix girar, ao mesmo tempo em que o automático de partida também recebe energia da bateria, empurrando a mola e atracando a engrenagem do bendix ao volante do motor, fazendo o motor girar.

Defeitos comuns no motor de partida

O motor de partida é uma peça com uma ótima durabilidade, porém o uso indevido pode trazer problemas e acarretar em um mau funcionamento do motor. Os defeitos comumente encontrados no motor de partida podem ser os seguintes:

  • Escovas gastas: é o defeito mais comum. Pelo fato do material das escovas ser macio e condutor, quando a escova está gasta, o motor parece estar girando com dificuldade, como se o motor de arranque pesado, ou até mesmo nem gira. Neste caso é necessário fazer a substituição das escovas, o que é a manutenção mais barata do motor.
  • Chave magnética não atraca: quando isso acontece, ao acionar o motor de partida, só se ouve um barulho de “TEC” bem alto e mais nada acontece. A solução é a substituição por uma chave magnética ou solenoide do motor de partida, nova.
  • Bendix patinando: Por ser a peça que entra em contato com a cremalheira ou volante do motor, ela sofre mais desgaste do que as outras peças do motor de partida. O sintoma do defeito é o barulho do bendix ou impulsor de motor de partida como se estivesse girando em falso, devido ao desgaste da engrenagem que está localizada no bendix.
  • Induzido: o induzido do motor de arranque tem seu desgaste e também se dá devido ao uso comum do carro. Tem o mesmo sintoma da escova gasta, o motor fica pesado, girando com dificuldade. Na hora de fazer a manutenção, é recomendado a troca desta peça, pois com o desgaste, é natural que o problema venha a acontecer novamente.

Outros defeitos

  • Desgastes das buchas do induzido: como o motor de partida não possui rolamentos, as buchas podem apresentar desgastes e fazer com que ao dar a partida, o motor de arranque faça um barulho incomum.
  • Positivo do automático com mau contato: pode ser que o cabo do positivo que chega ao automático esteja com mal contato, seja por falta de aperto da porca, cabo gasto, entre outros. Neste caso verifique como está essa parte de alimentação.
  • Problema indireto: pode ser que o carro apresente algum outro problema, que faça com que o volante do motor não gire, o que pode forçar o motor de arranque a se destruir sozinho. Caso isso aconteça a solução seria a substituição do motor de partida inteiro.
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