Início » Todos os posts » Motos » Moto de Trilha: O que é? Para que é utilizada?

Moto de Trilha: O que é? Para que é utilizada?

Uma moto de trilha é aquela que apresenta uma proposta dupla. Ela possui funcionamento adequado tanto na estrada, quanto fora dela. Uma moto de trilha pode parecer com uma off-road pura, muitas vezes, mas ela apresenta uma série de diferenças.

Seus pneus geralmente possuem uso misto, ao invés de serem apropriadas apenas para a grama. Além disso, são totalmente adequadas às regras de circulação em vias públicas – o que nem sempre ocorre em off-roads puras.

Uma moto de trilha apresenta alta versatilidade de uso. Elas são ótimas para quem já possui experiência sobre duas rodas, e buscam aumentar o nível da aventura. Elas são capazes de aguentar percursos difíceis e impactantes.

Saiba tudo sobre estes modelos interessantes, capazes suas a necessidade de quem ama todos os tipos de aventura:

Uma moto para suprir necessidades variadas

O ganho de popularidade de motos para fora da estrada gerou um crescimento no mercado específico para a atividade. Antigamente, elas eram modificações das motos comuns, para uso fora da estrada.

Rapidamente, novos modelos passaram a ser desenvolvidos para o uso específico off-road. Com o tempo, surgiu uma nova necessidade: uma moto capaz de enfrentar os desafios e sujeira, mas que pudesse ser utilizada com qualidade na estrada e nas ruas.

Motos de trilha

Assim surgiu a moto de trilha, com o objetivo de atender quem buscava aliar qualidade à praticidade. Atualmente, os modelos da categoria vão desde pequenas motos essencialmente urbanas que imitam o estilo, até poderosas motos que beiram o potencial competitivo.

A suspensão de uma moto de trilha

Uma moto de trilha faz uma versão um pouco mais pé no chão de tudo que ocorre em uma competição de motocross. Isso exige uma máquina capaz de aguentar pulos, giros, curvas em alta velocidade e impactos constantes.

Por isso, as motos da categoria geralmente exigem uma suspensão bastante dinâmica. Muitas vezes, é importante calibrar sua compressão de acordo com o tipo de terreno a ser percorrido.

É necessário entender, no entanto, que uma moto de trilha não é fabricada para competições de motocross. Não espere saltar sobre caminhões enfileirados a partir de uma rampa gigantesca. Sua suspensão possui a capacidade de aguentar percursos difíceis, mas não se trata de algo em nível competitivo.

Proteção e segurança

Uma das vantagens da moto de trilha para seu uso geral é a atenção que ela dá à segurança. Por ser menos focada em um fim específico, ela pode garantir mais segurança, ao invés de oferecer a possibilidade de realizar tipos de manobra diferentes.

Além disso, uma moto de trilha não apresenta o mesmo problema com o peso do que uma moto de motocross. No motocross, qualquer peso é um inimigo da performance. Nas trilhas, ele não é necessariamente o melhor amigo da moto, mas não é tão negativamente impactante.

Outras características

Outro aspecto interessante de uma moto de trilha, também relacionada ao seu peso, é a possibilidade de carregar um tanque de combustível maior do que off-roads especializadas. Isso aumenta a autonomia disponível para o modelo.

Além disso, ela não possui o ronco tão estridente e intenso quanto uma fora de estrada puro sangue. Neste caso, definir se a característica é uma vantagem ou não, depende exclusivamente do gosto do proprietário.

Carros 2019: Confira os principais lançamentos

Recurso de multas